quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Randomicidades do mês: julho/2016 (parte 2 - animes/séries/filmes)

Por motivos de Olimpíada e trabalho demorei séculos para postar essa segunda parte das randomicidades do mês. Vou tentar não atrasar tanto assim as resenhas que estou devendo, mas estou achando que vou demorar para escrever...

Animes/séries


Mahou Shoujo Madoka Magica
Nota: 4


Flying Witch
Vou resenhar em breve (ou não tão breve assim).
Nota: 3,75


A vida dos mamíferos
Série de documentários apresentada por David Attenborough que eu assisti há muito anos, quando passava no Animal Planet, e decidi rever por causa da nostalgia. O que mais gosto desse documentário é que ele mostra muitas espécies diferentes, não tão conhecidas, sem deixar de mostrar as mais manjadas. Temos vários tipos de lêmures, musaranhos e toupeiras, mas também temos as girafas, zebras e leões habituais. Cada episódio foca em um grupo de animais diferente.
Nota: 3,5 

Comecei a assistir: Tonari no Seki-kun, Saraiya Goyou, Bananya

Filmes


Em busca do Vale Encantado
Vi que o filme estava saindo do catálogo da Netflix e resolvi ver para matar as saudades. Um dos meus queridinhos da infância, o filme não é tão bom quanto eu lembrava, mas é divertidinho.
Nota: 3


A garota de fogo (também conhecido como Magical Girl)
Esse filme!!! Ouvi falar dele no blog Resumo da Ópera e me interessei porque uma personagem é fã de animes. Essa personagem e o hobby dela têm mais importância no início, dando propulsão a uma série de acontecimentos. Um filme bastante surpreendente e angustiante.
Nota: 4,25


Miss Hokusai
Anime sobre a filha do famoso pintor Hokusai, também artista e definitivamente uma mulher à frente de seu tempo. Adorei a interação entre a protagonista e sua irmã mais nova, que é cega, e gostei de ver a situação de uma mulher artista na época, mas esperava um pouco mais do filme. 
Nota: 3,5


Um homem sério
Não entendi qual é o ponto do filme. Ele começa estranhinho, depois passa a mostrar a vida de um homem comum em meio a problemas em casa e no trabalho, com algumas reflexões sobre a fé judaica, e eu esperava que o final tornasse as coisas mais claras para mim. Mas não. Talvez os irmãos Coen não sejam mesmo muito a minha praia. Ou talvez eu seja burra mesmo.
Nota: 2,5


Millenium Actress
Esse é um dos filmes mais elogiados do Satoshi Kon, que é um dos diretores mais elogiados de anime. O filme narra a vida de uma famosa atriz misturando a realidade com os papéis que ela representou durante sua carreira. É um pouquinho confuso e visualmente muito interessante, mas a história não me conquistou tanto quanto eu esperava.
Nota: 3,75


Sita Sings The Blues
O filme se baseia no épico hindu Ramayana, relacionando-o a momentos da vida da diretora. Com estilos bem variados de desenho, o filme adota uma perspectiva favorável à Sita, esposa de Rama, que teve sua fidelidade questionada e foi abandonada pelo marido após ter sido raptada. Essa história é entremeada com comentários de personagens de um teatro de sombras (minha parte preferida!), canções de Annette Hanshaw que se encaixam perfeitamente às situações narradas (mas achei meio cansativas depois de um tempo) e a história do fim do relacionamento da diretora. É uma animação bem diferente e criativa.
Nota: 4


Cheatin'
Faz tempo que queria ver algo do Bill Plympton, que tem um estilo bem rabiscado de desenhar que eu acho muito interessante. Cheatin' é uma história de um relacionamento amoroso, de suspeitas e mal-entendidos. É interessante, mas eu esperava algo um pouco mais pé no chão e não transposição de corpos e carrinhos de bate-bate super eletrificados.
Nota: 3,5

Curtas


Nakedyouth
Curta sobre um relacionamento de dois jovens. Sem diálogos, o filme investe bastante em repetições e tomadas do céu e das árvores, uma coisa meio artística, meio chata.


Dimension Bomb
O curta faz parte do projeto Genius Party Beyond e é uma viagem visual interessante, porém incompreensível.


Circo
Um palhaço bondoso tenta arranjar emprego em um circo decadente com funcionários violentos e mal-humorados. Gostei da estética. 

9 comentários:

  1. Eu também não entendi Um homem sério, mas eu curti o filme (principalmente se comparado com Queime depois de ler, haha)
    Sobre Nakedyouth, concordo demais com "meio artístico, meio chato". Quem diria que algo tão curto seria cansativo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti algumas coisas do Um homem sério, mas ficar sem entender deixou um gosto meio amargo no final. E achei o filme cansativo.

      Excluir
  2. Oi, Lígia! Sobre Um homem sério, como muitos outros filmes/livros, acho que não é uma questão de inteligência mas de que algumas coisas entendemos melhor se temos experiência parecida, de se reconhecer no protagonista e coisa e tal.

    Se não se importa que eu explique o filme, em resumo, Um homem sério é sobre alguém que apanha da vida de todas as maneiras mas não reage - como o visitante da primeira cena. É sobre um homem segue ao pé da letra o que a sociedade e sua família espera dele, mas que com sua rigidez não consegue reagir a vida. A última cena apenas reenforça como estar vivo é também encontrar o inesperado, e fica a dúvida ao espectador se o protagonista vai ou não continuar a ser o que é.

    Eu gosto muito dos irmãos Coen - os filmes deles são bem diferentes, então pode valer a pena conferir outros mesmo que você não goste de alguns (meu predileto é Ajuste Final).

    Millenium Actress é meu filme predileto do Satoshi Kon também! Um dia desses gostaria de ver Genius Party Beyond - só vi a coletânea original.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela explicação :). O que realmente me deixou encafifada no filme foi o início, que eu não conseguia relacionar direito com o resto do filme.

      Na verdade eu vi alguns filmes dos irmãos Coen de que gostei (Inside Llewyn Davis e Fargo), então não vou desistir deles tão cedo. Vou dar uma olhada em Ajuste Final.

      Excluir
    2. De nada! :)

      É, o início é misterioso e fácil de interpretar de outra forma, como sendo uma maldição que foi passada ao protagonista, coisa que o filme nem confirma nem nega.

      Também gosto de Inside Llewyn Davis e Fargo (Marge!!). Por avisar, Ajuste Final é um filme noir/de gangster, caso você não goste do gênero.

      Abraços!

      Excluir
  3. Ahhhh... que bom que gostou de A Garota de Fogo <3
    Eu geralmente gosto dos filmes dos Irmãos Cohen, mas não quer dizer que todas as histórias deem certo comigo (Matadores de Velhinhas, por exemplo, acho péssimo). Um Homem Sério ainda não vi, então não tenho nada a declarar por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pela recomendação de A garota de fogo :)
      É, acho que os filmes dos Coen são meio ame ou odeie.

      Excluir
  4. Sempre me esqueço de assistir Miss Hokusai (>_<). Estou curiosa acerca desse filme, mas a memória não colabora, hahaha. Adoro tudo do Satoshi Kon, mas meus preferidos são Tokyo Godfathers e Paranoia Agent. Já assistiu? Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Tokyo Godfathers! Por enquanto é o meu favorito do Satoshi Kon. Ainda não vi Paranoia Agent, mas parece o tipo de anime que eu gosto.

      Excluir