quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Randomicidades do mês: julho/2016 (parte 1 - leituras)

Tenho a impressão de que julho foi um mês longo e demorado, mas talvez eu só tenha essa impressão porque fiquei quase o mês inteiro sem trabalho e isso foi me deixando agoniada. O lado bom é que deu para ler bastante e ver muitos filmes, tanto que dividirei o post em duas partes.

Livros


Fortunately, The Milk - Neil Gaiman
Livro infantil sobre um pai que sai para comprar leite para o café da manhã, é abduzido, passa por todo tipo de aventura louca e consegue voltar para casa são e salvo (e com o leite intacto). Divertidinho, mas por ser Neil Gaiman eu esperava mais.
Nota: 3


Psicose - Robert Bloch
Como a maioria das pessoas, eu já tinha visto o filme antes de ler, então a história não apresentou muitas novidades. Por outro lado, é interessante ler já sabendo o final e ir vendo os indícios durante a leitura. Adorei o livro!
Nota: 4


As preces são imutáveis - Tuna Kiremitçi
Nota: 3,25


Os crimes ABC - Agatha Christie
Nota: 3,25


O mundo se despedaça - Chinua Achebe
Nota: 3,75


Nove plantas do desejo e a flor de estufa - Margot Berwin
Esse livro tem uma vibe meio Comer, rezar, amar de uma mulher frustrada com a vida que viaja para lugares "exóticos" para se autodescobrir, mas parte de uma ideia bem mais estranha e interessante: essa mulher começa a se interessar por plantas, descobre a existência de nove plantas mágicas e parte para o México para encontrá-las. Até aí tudo bem. O problema é que esse livro tenta criar um tom meio realismo fantástico que não funciona e tem uma protagonista muito insossa. O outro problema é que ele aposta em um misticismo que não tem nada a ver comigo. E o último problema é que ele tem umas incongruências/erros que me irritaram muito (exemplos: a protagonista encontra uma cascavel enorme, mas cascavéis não são cobras tão grandes, do tamanho de cinco pneus empilhados; duas vezes personagens se referem ao México como um país da América do Sul (???); as nove plantas do desejo deveriam ser super raras e difíceis de conseguir, mas várias delas são plantas comuns). Sei lá, o livro parte de uma ideia criativa e eu estava gostando no começo, mas ele foi piorando aos poucos e eu terminei a leitura muito frustrada.
Nota: 2


Eeeee Eee Eeee - Tao Lin
Livro muito estranho. Vou resenhar em breve.
Nota: 3,25


A bússola de ouro - Philip Pullman
Releitura de um dos meus livros preferidos da adolescência. Talvez porque esse primeiro volume esteja razoavelmente bem gravado na minha memória, não me empolguei muito com o livro. Gosto muito de toda a ideia por trás da trilogia e achei fascinante relembrar alguns aspectos dela, mas esse volume tem muitas aventuras, viagens, ação, e esse não é o tipo de coisa que eu gosto de ler geralmente. Por outro lado, estou ansiosa para reler os dois volumes seguintes, dos quais não lembro quase nada, e poder compreender melhor o que há por trás da história.
Nota: 3,75

Quadrinhos


Rurouni Kenshin: Tokuhitsu-ban - Nobuhiro Watsuki
Essa é uma versão alternativa da história do Kenshin, publicada na época do lançamento dos filmes live-action. Sim, foi um mangá escrito apenas para surfar na onda dos filmes e gerar mais uns trocados para os envolvidos. Mesmo assim, fã de RK que sou, fiquei curiosa para ler. É uma versão condensada e modificada das batalhas de Kenshin contra o Kanryuu Takeda e o Jin-e, com ligeiras modificações para poder incluir o máximo de rostos conhecidos em tão pouco tempo. É divertinho, não muito mais que isso. Não sei se funcionaria muito bem como primeiro contato com o universo de RK, mas para os fãs é uma leitura interessante.
Nota: 3,25


Gen, pés descalços - vols. 6 e 7 - Keiji Nakazawa
Continuo lendo a série e não tenho muito a dizer sobre esses volumes.
Nota: algo entre 3 e 3,5


Lucille - Ludovic Debeurme
HQ sobre o relacionamento entre dois jovens solitários: uma garota anoréxica e um garoto vindo de uma família disfuncional. A história não apresenta nada de muito inovador, mas algo na crueza desses personagens me deixou bem abalada durante a leitura. Gostei demais, mas teria gostado ainda mais se não descobrisse ao final que o livro faz parte de uma série que ainda não terminou. ;-; 
Nota: 4,25


Empire State: A Love Story - Jason Shiga 
Peguei esse livro na biblioteca só porque a capa é bonitinha. Com toques autobiográficos, é uma história de amor (ou não) entre um jovem introvertido que tem dificuldades em viver a vida adulta (quem nunca?) e sua amiga, que se mudou para Nova York para trabalhar em uma editora. O livro é gostoso de ler e tem momentos engraçadinhos, mas é meio genérico e esquecível. Vi alguém no Goodreads o comparando a um filme indie "mumblecore" e, mesmo sem nunca ter visto um desses filmes, acho que a comparação é exata: tem personagens meio desajustados com tiradas engraçadinhas e uma história de amor que não dá em nada.
Nota: 3

Aquisições


Não teve muita coisa. Minha irmã ganhou o Thomas e sua inesperada vida após a morte e eu comprei The Wedding Eve, mangá com várias histórias.

Por enquanto é só, pessoal. Mais tarde eu venho com a segunda parte.

10 comentários:

  1. Eu sou uma das pessoas que não viu Psicose antes de ler o livro! Hehehehehe
    Resultado, foi um dos melhores livros de 2014! E só fui ver o filme recentemente. Pois é, pode ficar chocada.... hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser interessante ler o livro primeiro e o filme depois. Às vezes eu gostaria de apagar a memória só para poder ler/ver algo como se fosse a primeira vez.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei da experiência de ler Psicose (apesar de já ter visto o filme várias vezes).
    E tenho esse Lucille na estante (que comprei só porque estava muuuuuuito barato... hahaha). Agora fiquei com vontade de ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também comprei Lucille porque estava muuuito barato, hahaha. Com certeza valeu o preço. :)

      Excluir
  4. Também gostei do livro Psicose. Só que meu caminho foi inverso: li o livro e depois assisti ao filme. Engraçado essas obras famosas, mesmo nunca tendo assistido ao filme de Hitchcock já conhecia superficialmente a trama.
    Estou com planos de ler este mês Rurouni Kenshin: Tokuhitsuban (*ansiosa*).
    “Sim, foi um mangá escrito apenas para surfar na onda dos filmes e gerar mais uns trocados para os envolvidos.” - Com certeza, hahahaha.
    Lígia, eu também adquiri o mangá The Wedding Eve. Se você ainda não leu, quer combinar uma leitura compartilhada? Poderíamos ler no mês de novembro (*em outubro não dá para mim*). O que acha?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, quero saber sua opinião do Rurouni Kenshin quando ler. :)

      Já li o The Wedding Eve, mas poderia reler em novembro. Gostei muito do mangá, e como as histórias são curtas e têm algumas revelações interessantes, acho que elas ficariam ainda mais interessantes em uma releitura.

      Excluir
    2. Terminei de ler a versão do autor de RK! Até inicio de outubro publico minhas impressões ;)

      Que rápido! (...) Irá reler?! Oba! \o/ Então combinado a leitura para novembro. Depois que cada uma terminar, conversamos, ok?! Ah, aqui o meu e-mail: bloglulunettes@gmail.com (*depois me passa o seu, por favor. Não achei no seu blog*).

      Excluir