terça-feira, 24 de maio de 2016

Livro: Os moomins e o chapéu do mago

Título: Os Moomins e o chapéu do mago
Título original: Trollkarlens hatt
Autora: Tove Jansson
Tradutora: Ana Carolina Oliveira
Editora: Autêntica

Meu primeiro contato com os Moomins se deu em uma das minhas fuçadas na seção de infantojuvenis importados da livraria. O simpático livrinho de capa azul com criaturas brancas e gorduchas chamou minha atenção e entrou para minha lista de livros que desejo mais pelo visual do que pelo conteúdo, mas nunca o comprei. Depois, fiquei sabendo que os Moomins são mais populares do que imaginava (tem até anime!), portanto fiquei bastante animada quando a Autêntica começou a publicar a série aqui no Brasil.

Os Moomins são pequenas criaturas curiosas e aventureiras. Neste livro, que é o terceiro da série, eles encontram um chapéu mágico que pertence ao Hobgoblin, um poderoso feiticeiro. O chapéu transforma uma coisa em outra, mas, até os Moomins descobrirem o que ele realmente faz, muitas confusões acontecem, e eles se divertem com coisas como nuvens flutuantes e se apavoram com algumas das criações do chapéu. Com a história do chapéu como fio condutor, o livro também tem espaço para outras aventuras, como a expedição dos Moomins à Ilha dos Amperinos e a grande caçado ao Mameluke.

Os personagens são adoráveis e divertidos. Gosto especialmente de Snufkin, o viajante solitário e tranquilo, e de Muskarato, o filósofo niilista e ranzinza (que aparentemente só aparece em mais um livro além deste, magoei). A maioria dos personagens tem aquela ingenuidade fofa que os leva a confusões e desentendimentos engraçadinhos e que me lembra um pouco o livro Winnie Puff que eu tanto amo. Assim como Puff, acho que Moomins é uma série que eu teria amado se tivesse lido quando era mais nova, e fico meio triste ao pensar que só pude ler agora e não tive a chance de acompanhar esses personagens desde criança.

Esta edição está muito bonitinha, com capa dura e as ilustrações originais da autora, que são um show à parte. Espero que os livros façam sucesso e a editora publique todos no Brasil, porque é bom finalmente ter uma série tão famosa publicada por aqui.

Livro lido para o Desafio Volta ao Mundo e para meu projeto Volta ao Mundo em 80 Livros, representando a Finlândia.

3 comentários:

  1. Gente, que fofura!! Eu tenho um pelúcia dos Moomins que comprei quando fui na Finlândia só porque eram fofos. Acabei descobrindo que é um desenho infantil assistido por todas as crianças por lá e tem todo tipo de acessório que você imaginar com o tema Moomins. Procurei um pouco o desenho pra assistir, mas só achei em finlandês e acabei desistindo.

    Super quero o livro! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seu Moomin de pelúcia em alguma das fotos do blog, é muito fofo :3. Agora quero ir para a Finlândia só para virar a louca dos produtos dos Moomins :P
      Você assina Netflix? Tem alguns desenhos dos Moomins disponíveis lá.

      Excluir
    2. Nossa!! Não sabia! Vou assistir! Na época eu não tinha netflix ainda. Depois nem pensei em procurar! Obrigada pela dica! (E eu virei aloka dos produtos dos Moomins hahahahaha)

      Excluir