quinta-feira, 17 de setembro de 2015

The Chocolate War

Título: The Chocolate War
Autor: Robert Cormier
Editora: Knopf

Jerry Renault inicia o ensino médio em um colégio católico e tudo o que deseja é entrar para o time de futebol americano e viver um vida normal após a morte de sua mãe. No entanto, ele vira alvo dos Vigils, a sociedade secreta da escola, que vive propondo desafios aos alunos. O desafio de Renault consiste em se recusar a participar da venda de chocolates anual do colégio para arrecadar dinheiro e é organizada pelo irmão Leon, o mais imprevisível e assustador dos professores. O que no início parece um pequeno ato de rebeldia logo se transforma em algo muito maior, que envolve a escola inteira.

Apesar de bastante famoso nos EUA, esse livro não é muito conhecido aqui no Brasil. Fiquei com vontade de lê-lo devido a uma confusão que fiz com o título. Achei que The Chocolate War tinha inspirado o anime Chocolate Underground e só descobri mais tarde que a única coisa em comum entre os dois é o chocolate mesmo (o anime foi baseado no livro Bootleg, de Alex Shearer). E no final foi bom que eu tenha feito essa confusão, porque The Chocolate War é muito bom!

O livro é bastante intenso, com um clima de tensão que vai se intensificando à medida que o ato de Renault atinge os alunos da escola. O foco narrativo recai sobre diferentes personagens, dos protagonistas a alunos de pouca importância para a trama, revelando a partir de alguns trechos curtos a mentalidade geral dos personagens envolvidos.

Cormier criou personagens bastante desagradáveis e manipuladores e não hesita em mostrar o lado mais cruel e abjeto deles (e da sociedade em geral). Não espere grandes redenções e mensagens positivas ao final. 

The Chocolate War é um dos livros mais banidos nos EUA segundo a American Library Association devido a linguagem obscena, violência e conteúdo sexual. O livro apresenta algumas cenas bastante fortes, mas nada que vá chocar um adolescente. Acho que seria uma ótima obra para ser discutida em sala de aula, e é uma pena que ela ainda não tenha sido publicada no Brasil.

6 comentários:

  1. Eu só sabia do filme (que, aliás, nunca consegui ver). Agora quero ler o livro também. Obrigada por colaborar com minha lista de leitura infinita!...hahaha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia do filme até pesquisar para escrever a resenha, deve ser interessante. :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. É, e parece que o segundo volume é mais tenso ainda :P

      Excluir
  3. Ligia,
    Vc sempre consegue achar umas coisas que eu nunca ouvi falar e me deixar com uma vontade de lê-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Gosto de procurar e divulgar livros não tão conhecidos :)

      Excluir