terça-feira, 1 de setembro de 2015

Randomicidades do mês - agosto

Agosto foi um mês empacado nas leituras. Resolvi ler uns livros clássicos e acabei demorando muito mais neles do que eu esperava. Resultado: li apenas quatro livros completos. :(

Em compensação, assisti bastante anime (vou até escrever um post separado sobre eles) e comecei a ler um mangá maravilhoso do qual falarei mais adiante.

Livros lidos


Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
Livro sobre um adolescente que sofre bullying na escola, até que um dia ele revida e bate no valentão da escola. A ação é filmada, vai parar na internet e o jovem se torna popular e respeitado, mas percebe que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Achei o livro simpático, de leitura super fluida (li em um dia!), mas, pelo assunto abordado, ele acaba sendo meio didático, e os personagens secundários não são muito bem explorados. Não fiquei muito satisfeita com o final.
Nota: 3


Reflexões do gato Murr - E.T.A. Hoffman
Pretendia escrever minhas impressões de leitura aqui, mas foi ficando gigante então vou escrever em um post separado que deve sair ainda nessa semana. (estou precisando de assunto para posts mesmo :P)
Nota: 3


Como dizer adeus em robô - Natalie Standiford
YA melancólico com personagens perdidos na vida. Gostei bastante! Os personagens principais são bem desenvolvidos, o estilo da autora é uma delícia de se ler e o final é de partir o coração.
Nota: 4


Noite e dia - Virginia Woolf
Esse foi o segundo romance da autora e tem uma estrutura bem mais clássica que suas obras mais famosas. É basicamente uma história com personagens bastante complexos e humanos em busca de amor. O livro me lembrou os romances da Jane Austen, por tratar de casamento e da importância deste na vida das mulheres, mas tudo transposto para o século XX. Achei bastante maçante e não gostei dos personagens durante boa parte da leitura. A personagem de quem mais gostei meio que deixa de aparecer mais para o final e isso me chateou um pouco.
Nota: 3

Mangás que estou lendo


Guerreiras mágicas de Rayearth - CLAMP: vol. 1-8 (meio-tanko)
Esqueci de escrever nas randomicidades de julho que comecei a reler o mangá das guerreiras mágicas. Na época em que os mangás foram lançados aqui no Brasil pela primeira vez eu cheguei a ler, mas não lembro de quase nada da história. Relendo, pude perceber que... não estou gostando muito, não. Eu adoro a arte do CLAMP e acho o Mokona uma das coisas mais fofinhas do mundo, mas as personagens não tem muito espaço para um desenvolvimento interessante e o enredo é meio sem graça.


Oyasumi Punpun - Inio Asano: vol. 1-11
Em geral não sou muito de me deixar afetar emocionalmente por livros/filmes/etc., mas esse mangá está me deixando arrasada. Ele conta sobre a vida de Punpun, um menino inseguro e com uma família disfuncional, da infância ao início da vida adulta. Punpun e a família são representados como passarinhos, enquanto o resto das pessoas é desenhado normalmente. Os personagens do mangá são bastante realistas e eu me identifico demais com eles na maior parte do tempo (o que torna a leitura um tanto dolorosa e maravilhosa).

Comecei a ler o mangá pensando em avançar aos pouquinhos, mas agora só faltam dois volumes para acabar. Não sei como vou lidar com o fim do mangá, não estou preparada.

Para quem ficou curioso, o Inio Asano também é autor de Solanin, lançado aqui no Brasil em dois volumes. Punpun infelizmente ainda não foi lançado no Brasil, mas quem sabe um dia?

Aquisições


Assinei o mangá Limit, que me parece bastante interessante. Provavelmente vou ler logo.


Minha irmã e eu aproveitamos uma promoção na Amazon para comprar uns livros baratinhos. Não sei muito sobre eles, espero que sejam bons. :)

8 comentários:

  1. Tou curiosa com esse Indiana, mas vou dar um tempo dos adolescentes, tou meio saturada.
    Esse do passarinho steampunk tá na minha lista há séculos, mas nunca compro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria ler "O peculiar" faz tempo. Agora que eu comprei, vamos ver quanto tempo eu demoro até decidir ler. :P

      Excluir
  2. Fiquei curiosa sobre esse do Hoffmann!
    E esse do robô é um daqueles que já entrou e saiu da minha lista de leituras várias vezes. Bom saber que você curtiu. Me anima colocá-lo de volta :)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei um século para ler o do Hoffman, então peguei um pouco de birra dele, mas ele é bem interessante e modernoso na estrutura.
      O do robô vale a pena, sim. Não achei ele especialmente diferente de outros YAs do tipo, mas ele tem suas peculiaridades e bons personagens.

      Excluir
  3. Punpun é realmente um mangá especial. De certa forma, o tema em si não é original, eu acho, mas Punpun usa a forma específica do quadrinho muito bem para expressar o que quer. Eu li apenas alguns volumes, mas já achei que os primeiros capítulos já expressavam perfeitamente a visão de mundo que Inio Asano tem, e em certo sentido deixa a continuação desnecessária. Se isso é verdade, eu deveria ter terminado de ler para dizer, haha! =)

    Um dia desses vou reler, terminar, e pensar mais detalhadamente. É realmente mágico, e infelizmente há mais Punpun em mim que eu gostaria, haha! Seria tão bom se fosse lançado no Brasil! É um mangá propício a leitura lenta, mês a mês...

    Abraços! Boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler o mangá inteiro, ele vai ficando mais pesado e os personagens, cada vez mais insanos. :P

      Queria muito que lançassem no Brasil, eu compraria com certeza.

      Obrigada pelo comentário. ^^

      Excluir
  4. Guerreiras Mágicas de Rayearth é uma narrativa sem grandes pretensões, mas sei que isso não exclui o fato de um desenvolvimento das personagens. Eu gosto do primeiro arco do mangá. Já o segundo, a Hikaru / Lucy me irrita demais.

    Inio Asano é um autor muito interessante. Ainda não li Oyasumi Punpun, mas está na lista de futura aquisição.

    Estou doidinha para ler Limit, mas ainda não me decidi se vou lendo à medida que for lançando ou quando a coleção estiver completa. Do jeito que estou indecisa será a ultima opção >_<

    Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro o primeiro arco do mangá e também acho a Lucy irritante. :P

      Oyasumi Punpun vale muito a pena! Agora quero ler todos os mangás do Asano.

      Também estou na dúvida se começo a ler Limit agora ou espero mais um pouco, mas acho que não vou conseguir resistir por muito tempo.

      Excluir