quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Animes do mês - agosto

Em agosto empaquei nos livros e não vi nenhum filme não-animístico, mas os animes fluiram bem e pude assistir a vários que eu queria ver faz tempo.

Aru Tabibito no Nikki


Diretor: Kunio Kato
Estúdio: Robot
Episódios: 6
Ano: 2003

Série do mesmo diretor do curta Tsumiki no Ie (La Maison en Petits Cubes). São seis episódios curtinhos sobre Tortov Roddle e sua jornada por cenários surreais acompanhado por seu porco de pernas longas. O anime é bem simples e onírico, com trilha sonora maravilhosa e visual delicado, em que o que importa mais é a sensação provocada no espectador do que o enredo propriamente dito.

Aru Tabibito no Nikki Specials



Diretor: Kunio Kato
Estúdio: Robot
Episódios: 3
Ano: 2006

Curtas que vieram com o DVD de Aru Tabibito no Nikki:
Fantasy: animações curtíssimas e simples, como folhas ao vento ou uma borboleta saindo de um livro.
The Red Berry: único deles que inclui o personagem Tortov Roddle e segue bem o estilo dos seis episódios anteriores.
The Apple Incident: curta muito curioso sobre uma invasão de maçãs gigantes voadoras com uma musiquinha de fundo meio irritante. Fascinante.

Mushishi Zoku Shou: Suzu no Shizuku


Diretor: Hiroshi Nagahama
Estúdio: Artland
Ano: 2015

Esse filme adapta o último arco do mangá e provavelmente será o último anime de Mushishi. A história é bem simples: uma menina foi escolhida ao nascer como a próxima senhora da montanha (um ser que mantém o equilíbrio natural do local), o que a força a se separar de sua família, que não lida muito bem com isso.

O filme é basicamente um episódio duplo e não me pareceu melhor ou pior que o resto dos episódios de Mushishi. A música, a arte, a narrativa, as mensagens, é tudo bem Mushishi, ou seja, é excelente. Mas a história em particular não foi das minhas preferidas.

Saint☆Onii-san


Diretor: Noriko Takao
Estúdio: A-1 Pictures
Ano: 2012-2013 (OVA) e 2013 (filme)

O que aconteceria se Buda e Jesus decidissem tirar umas férias no Japão, vivendo normalmente entre os humanos? É o que ficaremos sabendo ao assistir a esses dois OVAs e um filme. As duas figuras religiosas alugam um apartamento e passam seus dias em atividades cotidianas e turísticas, entrando em confusão com a vizinhança e tentando esconder suas verdadeiras identidades.

Achei o anime bem leve e gostoso de se assistir. O humor depende bastante de certo conhecimento das religiões envolvidas, e eu não peguei algumas das piadas sobre o budismo, mas nada que prejudique muito. Os personagens de Jesus e Buda são adoráveis!

Digimon Adventure 02


Estúdio: Toei Animation
Episódios: 50
Ano: 2000-2001

Depois de curtir muito rever o Digimon Adventure original (resenha), decidi continuar no mundo digital e assistir à continuação. Talvez não tenha sido minha melhor decisão, porque essa temporada é bem mais fraca que a primeira, principalmente por causa dos personagens sem graça. Em Digimon 1, os personagens eram mais carismáticos e bem desenvolvidos, com dilemas mais marcantes, já em Digimon 02 o desenvolvimento deles é mal construído e as personalidades não me agradaram tanto.

O anime levanta umas questões interessantes, como a mudança do Ken de vilão para aliado e o existencialismo do BlackWarGreymon, mas achei a história muito enrolada e os arcos longos demais. Concluindo, achei que o anime tem boas ideias, mas elas não foram bem usadas. E os personagens antigos são os melhores!

Hibike! Euphonium


Diretor: Tatsuya Ishihara
Estúdio: Kyoto Animation
Episódios: 13
Ano: 2015

Esse anime foi bastante elogiado e, além disso, é sobre música, então é óbvio que eu fui assistir. Ele é sobre uma garota que costumava tocar eufônio no clube escolar e, agora em uma nova escola, na esperança de começar do zero, volta a tocar eufônio no clube escolar, meio contra a vontade no início. A banda teve seus problemas no passado e há uma cisão entre aqueles que querem levar a coisa a sério e ambicionam chegar ao campeonato nacional e os que estão desmotivados. O anime vai mostrar todo o processo de amadurecimento e união dos músicos para chegarem onde desejam.

Hibike! Euphonium é bom, muito bem feito, mas eu esperava um pouco mais. Não me senti tão envolvida na história e sinto que logo vou me esquecer dele.

Em andamento

Working!!!


Diretor: Yumi Kumakura
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 13
Ano: 2015

Essa provavelmente será a última temporada do anime e dá para perceber que a história está caminhando rumo a um desfecho. Os casais, que tiveram um desenvolvimento a passos de tartaruga nas duas temporadas anteriores, agora estão cada vez mais próximos, e certos desencontros finalmente foram solucionados. Apesar de achar Working!!! meio bobinho, eu realmente gosto dos personagens e do tom leve do anime. Vou sentir saudades quando acabar. :/

4 comentários:

  1. Nossa vc realmente assistiu muita coisa. Não tenho o costume de assistir anime, mas toda vez que eu vejo você falando fico com muita vontade, vamos ver se eu animo uma hora dessa a começar...

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser recomendações ou trocar umas ideias, é só falar comigo :)

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler Mushishi, pois parece ser um mangá tão bonito. E depois disso ver o anime. Acompanho o mangá de Saint Onii-san e é muito amorzinho <3 O anime ainda não vi. Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o mangá de Mushishi, estou esperando a saudade bater para ler. Mas não sei se vou gostar tanto, porque para mim a música e o som são parte fundamental de Mushishi.

      Fiquei com vontade de ler o mangá de Saint Onii-san, deve ser muito divertido.

      Excluir