quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Novas aventuras de Askeladden

Título: Novas aventuras de Askeladden
Organização: Francis Henrik Aubert
Editora: Edusp

Esse livro reúne contos tradicionais noruegueses extraídos da coletânea de P. Ch. Asbjørnsen e J. Moe publicada em meados do século XIX. Com muitos elementos em comum com os de outros contos populares europeus, as histórias também apresentam características bastante norueguesas em seus cenários, relações sociais e na presença de criaturas mitológicas, como os trolls.

O mais interessante de notar ao se ler o livro são as semelhanças e diferenças entre as histórias e alguns contos de fadas clássicos. "Kari Batadepau", por exemplo, tem uma personagem andrajosa que, por magia, vai toda elegante ao baile, conquista o príncipe e parte sem revelar sua identidade, deixando com ele um sapato, o que lembra bastante a história da Cinderela.

Outras histórias não são tão similares a um conto específico, mas apresentam vários arquétipos básicos desse tipo de narrativa, como a presença de objetos mágicos (mesas que dão alimento quando se pede, espadas superpoderosas), animais falantes que ajudam o herói em sua jornada e todas aquelas velhas histórias de reis que desejam algo e oferecem a mão da princesa em casamento e metade do reino ou de três irmãos que vão tentar a sorte no mundo lá fora e apenas o mais novo, mais esperto e/ou bondoso, consegue algo.

É importante lembrar que esses contos são bem antigos e nada politicamente corretos, então alguns momentos das histórias ficam bastante estranhos/cruéis vistos pela nossa perspectiva, como no caso de "A véia contra a corrente", um conto cômico em que um homem afoga a mulher só porque ela era "do contra" ou em "Kari Batadepau", em que Kari casa com o príncipe que a esnobou e tacou coisas nela quando ela era uma reles criada. Os contos não passaram pelo processo de edulcoração da Disney. :P

Essa coletânea é uma leitura bastante proveitosa para quem gosta de contos tradicionais, mas as narrativas são bem repetitivas e poucas delas oferecem algo realmente diferente do que já temos nos contos dos Grimm, Perrault & cia. Esse é o segundo volume de contos noruegueses publicado pela Edusp e creio que o primeiro (Askeladden e outras aventuras) apresente histórias mais "únicas", que não parecem apenas variações de narrativas que já conhecemos (ou das  narrativas do próprio livro). Ou seja, se você ficou curioso, o primeiro volume vale mais a pena.

2 comentários:

  1. Acho que eu passo esse. Já li os dois do Grimm, fiquei legal de "contos de fadas". Hehehehe
    Mas aceito uma mesa que dá comida quando a gente pede! Principalmente se a comida for boa! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, contos de fadas são meio enjoativos. :P
      Também quero a mesa e todos os objetos mágicos dos contos.

      Excluir