sábado, 13 de junho de 2015

O mundo pós-aniversário

Título: O mundo pós-aniversário
Autora: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Tema do Desafio Skoob: casais

Irina McGovern, uma ilustradora americana que vive em Londres, tem um relacionamento estável de quase dez anos com Lawrence, homem inteligente e leal. Apesar de o relacionamento já ter passado faz tempo da fase dos grandes arrebatamentos românticos, os dois se dão muito bem e vivem uma vida confortável e repleta de companheirismo. No entanto, quando Irina sai para um jantar de aniversário com um amigo do casal, Ramsey Acton, jogador profissional de sinuca, ela se vê intensamente atraída por ele e sente o incontrolável impulso de beijá-lo.

A partir desse momento decisivo, o livro se divide em dois cenários diferentes, mostrando as consequências dos atos de Irina ao beijar ou não beijar Ramsey. Em capítulos alternados, a autora explora as possibilidades da protagonista ao optar por manter a estabilidade de seu relacionamento morno, mas seguro e agradável, ou apostar na incerteza de um novo romance com um homem charmoso, passional e instável.

Gostei muito da estrutura do livro; é interessante comparar o desenrolar de acontecimentos que decorrem de uma decisão e os paralelismos entre eles. A divisão me fez lembrar de um livro infantil da minha irmã que tinha páginas divididas para mostrar dois finais possíveis (e fiquei morrendo de curiosidade para ver como seriam os livros escritos e ilustrados pela Irina).

Apesar de o enredo não ser a coisa mais empolgante do mundo e eu às vezes achar a escrita da Lionel meio prolixa/cansativa, o livro conseguiu prender minha atenção e fazer eu me importar com os personagens, que são aqueles tipos bem humanos, cheios de defeitos, meio irritantes às vezes, bastante agradáveis outras vezes, com quem é difícil não se identificar vez ou outra.

Não achei O mundo pós-aniversário tão arrebatador e incômodo quanto Precisamos falar sobre o Kevin (e que livro é?), mas adorei a leitura e recomendo.

Meu problema com os livros da Lionel Shriver: sempre imagino as protagonistas como a Tilda Swinton, mesmo que a descrição não tenha nada a ver!

8 comentários:

  1. Lígia, também fiquei morrendo de vontade de saber como seriam os livros ilustrados pela Irina. Os dois me pareceram muito interessantes.
    Eu gostei dos personagens complexos, gostei da escrita da Lionel e gostei da estrutura paralela do livro. A única coisa que não gostei muito é o mundo da Irina girar ao redor de dois homens. Eu queria que ela fosse um tantinho mais independe, sabe?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muito que o livro da sinuca/astronauta existisse realmente. Eu compraria!
      Também achei ela muito dependente de homens. Bem que a Lionel poderia escrever uma terceira possibilidade em que a Irina se livrava dos dois, haha.

      Excluir
  2. Hahaha... eu ri da Tilda Swinton. Só li "Grande Irmão" da Lionel e gostei muito, mas ela é prolixa mesmo. Esse aí está na fila. A ideia é interessante.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você gostou do Grande irmão, acho que também vai gostar desse :)

      Excluir
  3. Ligia,
    Eu ainda não li nada da Lionel, nem mesmo o Precisamos falar sobre Kevin e sempre que vejo uma resenha fico mais curiosa de conhecer a autora.

    Mas de onde você tirou a Tilda Swinton? Cara acho que nem se a autora descreve-se a própria Tilda eu iria pensar nela...rsrs...
    Bjus,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, vale a pena!
      É que a Tilda Swinton atua no filme de Precisamos falar sobre o Kevin, aí, como eu acho que todas as protagonistas dos livros da Lionel têm certos traços de personalidade em comum, acabo associando todas à atriz.

      Excluir
  4. Estou com Precisamos falar sobre o Kevin aqui, mas não consegui encaixar nas leituras ainda. Vamos ver quando conseguirei fazer isso!
    Prolixo por prolixo estou lendo Stephen King! hahahaha
    Mas tá um pouco parado porque tenho que intercalar com outras leituras dos desafios e esse tem 1100 páginas. O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos falar sobre o kevin é bom demais. Foi um dos poucos livros que li nos últimos tempos que realmente me marcou.
      Por enquanto só li livros curtos do Stephen King, ainda não me aventurei nos tijolões.

      Excluir