segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DL do Tigre: Um homem de sorte

Título: Um homem de sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Tema do mês: amor

Logan Thibault lutou na Guerra do Iraque como fuzileiro naval e viu a morte de perto em diversos momentos, mas acabou escapando ileso e voltando para os EUA. Seu amigo Victor atribui sua sorte, que muitos viam como sobrenatural, a uma fotografia que Thibault carregava sempre consigo, que mostrava uma bela jovem e foi encontrada por ele durante a guerra. Sem saber muito bem por que, Thibault decide encontrar essa mulher e parte em uma jornada pelo país, acompanhado apenas de seu fiel companheiro canino, Zeus, até encontrá-la em uma cidadezinha sulista. Thibault então começa a trabalhar no canil da avó de Elizabeth, a mulher da foto, onde logo se adapta e conquista a simpatia das pessoas ao seu redor. Elizabeth o vê com desconfiança no início, mas aos poucos vai se aproximando do rapaz.

Esse é o segundo livro do Nicholas Sparks que leio (o primeiro foi A última música) e posso dizer que gostei mais do que o esperado. Associo o autor com coisas super melosas, e Um homem de sorte tem suas partes melosas como seria de se esperar, mas também tem momentos divertidos e descontraídos graças a alguns personagens secundários cativantes (principalmente Nana, avó de Elizabeth, e Zeus, o cão) e uma trama razoavelmente interessante intensificada pela inimizade entre Thibault e o ex-marido cafajeste de Elizabeth, Clayton.

Gostei da estrutura do livro, que alterna entre os pontos de vista de Thibault, Elizabeth e Clayton, e no geral achei tudo bem construidinho, fluido e gostoso de ler. Não é o tipo de livro que vai mudar sua vida, mas é uma leitura despretensiosa e divertida. 

O grande defeito do livro, para mim, foi o final, que abriu a possibilidade para que algo ocorresse, mas esse algo não ocorreu. Acho que o livro teria ficado mais coerente se esse algo tivesse ocorrido, mas entendo a opção do autor.


2 comentários:

  1. Eu tenho preguiça crônica de Nicholas Sparks. Já li uns 3 livros dele e acho que agora desisti. Acho os dramas dele muito forçados, sei lá. E meio repetitivos.
    Só que gostei da sua resenha. Vou anotar aqui e se eu for dar mais uma chance ao autor, vai ser com esse livro aí! ;)

    ResponderExcluir
  2. Samy, também tenho preguiça de Nicholas Sparks, só li esse porque minha tia me emprestou faz tempo. :P
    "Um homem de sorte" também tem seus momentos de drama forçado, mas ele se concentra bastante em momentos mais leves e descontraídos, tornando a leitura mais agradável.

    ResponderExcluir