Minha irmã criou uma tag sobre animações no blog dela e é claro que vim correndo responder, porque posso não ser a maior entusiasta de cinema e ver pouquíssimos filmes, mas adoro animações.
Não sei dizer exatamente o que me fascina tanto nas animações, mas pensando aqui, concluí que a arte é uma das maiores responsáveis por isso. A maioria das minhas animações preferidas tem traços peculiares ou visual esplendoroso, como Bicicletas de Belleville e A viagem de Chihiro. Tanto que toda vez que fico sabendo de alguma animação ~diferente~ nova, fico morrendo de vontade de assistir.
A tag consiste em escolher e comentar sobre três filmes que você gosta em cada uma das categorias. Decidi incluir a categoria de curta de animação no final, porque apesar de eu raramente assistir a curtas, tenho pelo menos três que gosto muito.
1. Animações da Disney
A bela e a fera: A história é bem tradicional e nos padrões Disney, mas tudo é feito de maneira bonita e eficiente. Adoro as músicas e como elas são usadas para contar a história, e no geral são muitos os momentos marcantes no filme: o começo, com o vitral e depois a música da Bela na aldeia, a cena da dança, a multidão de aldeões enfurecidos marchando até o castelo... E por mais que o relacionamento entre a Bela e a Fera possa ser visto como abusivo/síndrome de Estocolmo, acho legal ver eles se apaixonando gradualmente.
A pequena sereia: Fiquei em dúvida entre esse e O rei leão. Revi os dois recentemente e, apesar de continuar gostando deles, percebi que eles se sustentam mais pelo valor sentimental e pelas músicas fabulosas. Gosto mais da arte de O rei leão, mas gosto mais da trilha sonora instrumental de A pequena sereia (aquele início com instrumentos de sopro é tão mágico). Considerei O rei leão meu filme preferido por muito tempo, mas A pequena sereia provavelmente foi o filme que mais vi na vida e me é mais nostálgico. No final optei por A pequena sereia só para não ficar muito igual à tag da minha irmã, haha.
O corcunda de Notre Dame: Não gostava muito quando criança, mas revi faz pouco tempo e fiquei impressionada. É um filme bem pesado para os padrões Disney, tratando de temas mais adultos, e tem o vilão mais humano e, portanto, mais assustador e desprezível da Disney, na minha opinião. A música segue o tom mais pesado do filme e tem um toque ~igrejístico~ que a deixa bem diferente dos outros trabalhos do Alan Menken (obs: os três filmes que escolhi nesta categoria, além de serem todos dos anos 90, o "renascimento" da Disney, tem música composta pelo Alan Menken. Sou fã do cara, fazer o quê? :P).
2. Animações da Pixar
Ratatouille: Tem ratos simpáticos e uma mensagem fofa.
Toy Story 3: Gosto bastante dos filmes de Toy Story (apesar de não me lembrar muito bem do 2). Sempre que assisto ao primeiro acabo me divertindo bastante, mas o 3 me é especialmente caro porque trata da despedida da infância e dos brinquedos, e eu sou muito sentimental com esse tema. ;-;
Up!: Sempre quis voar com balões de gás e aqui eles fazem uma casa voar com balões, então é lógico que eu gostaria do filme. O começo é lindo e memorável e me agrada que o protagonista seja um velhinho.
Eu não queria, mas acabei escolhendo os mesmos três filmes da Pixar que a minha irmã. :P
3. Animações japonesas
A viagem de Chihiro: Visual exuberante, personagens carismáticos, criaturas misteriosas e uma história bonita.
Meu amigo Totoro: Não gostei muito da primeira vez que vi, mas ao rever achei encantador. É fofo e mágico, e o Totoro é puro carisma.
Tokyo Godfathers: Outro do qual também não gostei muito de primeira, mas ao rever achei hilário. Gosto do fato dos protagonistas serem moradores de rua (mesmo que temporariamente), pois é raro ver pobres retratados em animes.
4. Animações francesas
As bicicletas de Belleville: Amo demais esse desenho! Tem traço peculiar, boa música, partes hilárias e melancólicas e muitas coisas estranhas.
O mágico: É do mesmo diretor de Bicicletas, com roteiro do Jacques Tati. Conta sobre um mágico que perde espaço para atrações mais modernas e tenta sobreviver com o seu show. Não é hilário e insano como Bicicletas, mas tem um tom melancólico que me agrada muito e em certos momentos é tão bonito que dói.
Príncipes e princesas: Fiquei dividida entre ele e Contos da noite, ambos do Michel Ocelot. Os dois filmes são muito parecidos, com pequenas histórias contadas como se fosse em um teatro de sombras. Contos da noite é mais recente e, consequentemente, tem uma arte mais caprichada (e eu vi no cinema, isso ajuda), mas gostei mais das histórias de Príncipes e princesas, com seu toque de contos de fadas em diversos locais e épocas.
5. Animações em stop motion
Mary & Max: Filme tristíssimo, de cortar o coração, mas com momentos engraçados e fofos.
A noiva cadáver: É difícil avaliar esse filme, porque só o vi uma vez inteiro, portanto ele ainda não passou pelo teste da segunda, terceira, quarta vez, mas quando o assisti achei fenomenal. Fico meio dividida entre ele e O estranho mundo de Jack, mas se for só pelo impacto inicial, Noiva cadáver ganha.
Coraline: Adoro o livro e adoro ainda mais o fato de ele ter ganhado uma adaptação tão digna para o cinema. O visual de Coraline é todo muito bem elaborado e a trilha sonora é do Bruno Coulais (inclusive, se não fosse por Coraline, eu não teria "descoberto" o Bruno Coulais).
6. Outras animações 3D
Shrek: Muito divertido e diferente das maioria das animações da época.
FormiguinhaZ: Admito que não lembro de quase nada do filme em si além de que gostava bastante dele.
Era do gelo: Divertido, mas só entra aqui porque realmente não sou grande fã de animação 3D.
7. Outras animações 2D
O pequeno Nemo: Eu via bastante esse desenho quando era pequena, mas aí ele caiu meio que num limbo do esquecimento até eu encontrar um podcast sobre ele e voltar a me interessar pelo assunto. É curioso que O pequeno Nemo é uma coprodução Japão-EUA e era uma grande aposta, reunindo muito peixe grande do mundo da animação dos dois países (e um dos responsáveis pelo roteiro é o Ray Bradbury!), mas a produção foi problemática, muitos abandonaram o barco no meio do caminho e no final o filme foi um fracasso comercial. O filme tem alguns problemas no enredo, mas a animação é de grande qualidade para a época. A sequência inicial com o sonho de Nemo na cama voadora, a cidade sombria e o trem o perseguindo é fantástica, e a parte em que Nemo abre a porta proibida ainda hoje me dá medo.
O menino e o mundo: Não dava muito por ele, mas acabou se revelando uma excelente surpresa. É um filme delicado e sensível, cheio de cor e música, com cara de trabalho artesanal feito com cuidado e muito carinho. Escrevi sobre ele aqui.
Em busca do vale encantado: Esse provavelmente foi o filme que não é da Disney que mais marcou minha infância.
8. Curtas de animação
Tsumiki no ie/Le maison en petit cubes: Apenas uma das coisas mais bonitas que já vi.
La vieille dame et les pigeons: Chomet sempre doidão e estranho. Se quiser assistir, tem aqui.
Wallace & Gromit - The Wrong Trousers: Meu preferido dos filmes da dupla.