quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Desafio literário - Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Título: Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente
Autor: Sherman Alexie
Editora: Galera Record

Ser pobre é um saco, e é um saco saber que, de alguma forma, você merece ser pobre. O cara começa acreditando que é pobre porque é burro e feio. Depois começa a acreditar que é burro e feio porque é índio. E como o cara é índio, ele começa a acreditar que está destinado a ser pobre. É um círculo feio e o cara não pode fazer nada para sair dele. (p. 25)
O tema deste mês, histórias de superação, não é lá do meu agrado, mas felizmente é um tema fácil e calhou de o livro que eu estava lendo se encaixar nele. Ouvi falar desse livro pela primeira vez faz tempo, no jornal, mas ele não conseguiu me motivar o suficiente para comprá-lo, até que uma promoção das Lojas Americanas me permitiu comprar por apenas 5 reais, e assim ele veio parar nas minhas mãos.

Arnold Spirit Junior é um adolescente constantemente zoado pelos colegas. Ele é um índio e vive em uma reserva pobre. Aos 14 anos ele percebe que não teria um bom futuro se permanecesse na escola da reserva e decide mudar para a escola da cidade próxima, de brancos. Sua atitude é vista como traição pela maior parte de seu povo, inclusive seu melhor amigo, e na escola nova, ele é visto como o esquisitão. Mas Junior é persistente e aos poucos vai mudando a opinião das pessoas e conquistando seu espaço.

O livro é escrito na forma de diário, cheio de desenhos engraçadinhos feitos pelo próprio Junior. É um livro engraçado em alguns momentos, com um estilo leve e zombeteiro, mas também bem triste. Junior passa por muitos momentos difíceis e a situação da reserva indígena é complicada, com a pobreza, o alcoolismo e muitas mortes. Junior pode ter conseguido superar parte de suas dificuldades (de modo até meio fácil demais, no caso de sua adaptação na escola de brancos), mas o livro não aponta para um final muito esperançoso para a reserva e todos os índios de lá.

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas parece mostrar bem a triste realidade dos povos indígenas. Vou ficar de olho para ver se encontro uma promoção, pois gosto de histórias de superação :)

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro logo, gosto de leituras que parecem leves e têm temáticas pesadas.

    ResponderExcluir