sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Desafio literário - A vingança da Cagliostro

Título: Arsène Lupin - A vingança da Cagliostro
Autor: Maurice Leblanc
Editora: Nova Fronteira

Lupin é um famoso ladrão que às vezes emprega seu grande conhecimento para ajudar a polícia a solucionar crimes. Dessa vez ele se envolve em um crime sem querer, pois só estava tentando afanar uma quantia polpuda de dinheiro, e acaba se enredando no mistério de um crime duplo, cujo possível culpado é seu possível filho.

Esse foi o segundo livro do Arsène Lupin que leio, mas pouco ou nada me lembro do primeiro (Ladrão de casaca), na verdade nem lembrava que Lupin agia como detetive e não só como ladrão.

A leitura foi divertida. Fazia tempo que eu não lia um romance policial, e foi muito empolgante ir descobrindo sobre o caso. Lupin é um protagonista muito carismático, com sua esperteza e sua vida dupla de ladrão e senhor respeitável. A única tristeza é que esse livro remete a outro, A condessa de Cagliostro, e ter lido o primeiro tornaria a história pessoal de Lupin muito mais interessante.

Mas pretendo ler outros livros de Lupin e assistir aos filmes do Lupin III (não sei o quanto eles se relacionam aos livros. Alguém já viu e sabe dizer?). Na verdade, eu devia mesmo é ler mais romances policiais, é tão divertido. :)

2 comentários:

  1. Eu não consegui imaginar o Lupin agindo só como ladrão, depois de ler esse livro... As histórias funcionam como um romance policial às avessas?

    ResponderExcluir
  2. Eu também me surpreendi com o Lupin ladrão. Nunca li nenhuma história desse personagem, mas já vi citação dele como investigador.
    Bom saber.
    bjo

    ResponderExcluir