Autora: Alice Ruiz S
Editora: Iluminuras
Meu terceiro livro de poesia do mês e o segundo de haicais. A verdade é que eu, que desdenhava dessa forma poética por seu aspecto "qualquer um pode fazer igual", acabei gostando de haicais. Ainda não é algo que eu leria por pura e espontânea vontade, sem nenhum estímulo externo, mas é algo que dá para ler com prazer. Talvez o que eu tenha gostado mais neles, além da brevidade e da aparente descomplicação, é o olhar por vezes inusitado do poeta sobre um cena, um detalhe, e tudo o que o haicai apenas sugere e deixa para você imaginar.
"Desorientais" é dividido em três partes. A primeira reúne haicais mais tradicionais, em geral sobre a natureza, a segunda é de poemas dedicados a alguém ou escritos em conjunto, e a última é de poemas amorosos.
Achei os haicais de "Desorientais" mais elaborados que os de "Janelas e tempo", menos tradicionais, mais ousados; mas no geral acho que gostei mais do "Janelas". Ou não.
Aqui uma breve seleção de haicais de que gostei:
mosquito morto
sobre poemas
asas e penas
varal vazio
um só fio
lua ao meio
entre uma estrela
e um vagalume
o sol se põe
flor de estrada
um pouco mais de vento
flor na estrada
noite cheia
lua minguante
meu quarto crescente
felicidade
todos os sentidos
num só leque
lá o sol vai
ali a lua vem
e você nem isso
lembra aquele beijo
corpo alma e mente?
pois eu esqueci completamente
por você
eu esperava
por mim não
Essa foi minha última leitura do DL 2012. Foi uma boa jornada e consegui completar tudo, mesmo com os percalços e leituras atrasadas. Depois escreverei um post de encerramento sobre o DL (a.k.a. lista de melhores e piores leituras).
Nos vemos no desafio do ano que vem!
dia que termina
nenhuma pressa
ano que começa