sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desafio literário 2013

Mais um desafio literário e mais uma vez eu fico pensando "ah, não vou participar, isso acaba prendendo minhas leituras etc.", mas na hora que os temas são anunciados, fico louca fazendo minha lista, hahaha.

Bom, então aqui está a minha lista rascunho, mais com opções de leitura do que com escolhas definitivas. Se alguém tiver sugestões, eu aceito! Se alguém quiser sugestões, pode pedir!


Janeiro - Tema Livre

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Hora de desencalhar os livros comprados/emprestados, viva!

Fevereiro - Livros que nos façam rir

No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

- Tristram Shandy - Laurence Sterne (detalhe: eu comecei a ler esse livro há aproximadamente um mês, mas no meu ritmo de leitura, fevereiro é um bom prazo para terminá-lo xD)
- Qualquer Terry Pratchett que eu tiver em mãos
- Cândido - Voltaire

Março - Animais protagonistas

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

- Eu sou um gato - Natsume Soseki (não gostei muito do E Depois, mas vou dar uma nova chance ao autor; esse livro parece mais legal)
- O leão e o chacal mergulhador (vale fábula, né?)

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título

Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

- Verão - Coetzee
- O outono do patriarca - Gabriel Garcia Marquez

Maio - Livros citados em filmes

Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

Esse eu ainda não sei. Não assisto muitos filmes e os que assisto não são lá muito de ficar citando coisas... Sugestões?

Junho - Romance Psicológico

No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

- Os ratos - Dyonelio Machado (quero ler isso livro faz um tempão, mas sempre deixo para depois, então ele é a prioridade do mês)
- Ratos - Gordon Reece
- A paixão segundo GH - Clarice Lispector
- A visita cruel do tempo - Jennifer Egan
- O agente secreto - Joseph Conrad
- Algo do Philip Roth

Muitas opções, livros mais densos e mês péssimo para leituras. :/

Julho - Cor ou cores no título

Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

- O caderno vermelho - Paul Auster 
- A menina do capuz vermelho - Angela Carter

- O dia em que troquei o meu pai por dois peixinhos vermelhos - Neil Gaiman

- O roubo do elefante branco - Mark Twain
- Nascido em um dia azul - Daniel Tammet
- Olhos de cão azul - Gabriel Garcia Marquez
- O cão amarelo - Georges Simenon
- Antes do baile verde - Lygia Fagundes Telles
- A casa verde - Mario Vargas Llosa
- Meu nome é vermelho - Orhan Pamuk

Fui jogando nomes de cores na busca do skoob e marcando tudo que achei legal, haha. Foi bom ver que tem tantas opções, porque esse era um tema que estava me dando dor de cabeça.

Agosto - Vingança

A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

- O cigano - Stephen King
- Carrie - Stephen King
- A letra escarlate - Nathaniel Hawthorne

Peguei das sugestões do DL mesmo...

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos

O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

- A máquina de fazer espanhóis - Valter Hugo Mãe
- O dia dos prodígios - Lídia Jorge (deveria ter lido para a faculdade, mas não passei das primeiras páginas, rs)
- Algo da Teolinda Gersão

Outubro - Histórias de superação

Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

- Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood

Não é lá meu tema preferido, mas veremos...

Novembro - Livros que foram banidos

A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

- O conto da aia - Margaret Atwood

Eu até daria uma pesquisada melhor e faria uma listona como a de julho, já que os livros banidos são muitos, mas novembro é um mês tenso para leituras, então se eu conseguir ler esse único livro já fico contente. (se der tempo, eu tento encaixar um infanto-juvenil aí)

Dezembro - Natal

O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 

- O natal de Poirot - Agatha Christie
- A aventura do pudim de natal - Agatha Christie

Blé, não gosto de natal. u_u

7 comentários:

  1. Hahaha... foi exatamente isso que eu pensei. Não queria participar para fazer andar a fila de livros que tenho em casa, mas vi os temas e não resisti.
    Gostei muito da sua lista e até "copiei" umas ideias suas para o mês das estações do ano (não tenho nada desse tema em casa) e "Ratos" (que já tenho em casa, mas não tinha considerado).
    "Eu sou um gato" eu li no mês passado e gostei muito. Nada como ver os defeitos humanos pelos olhos de um bichano...
    Como sugestão de livros citados em filmes, você já olhou aqui: http://omundodetinta.blogspot.com.br/2010/01/livros-citados-em-filmes-e-series.html? Tem bastante coisa.
    Beijo e bom desafio!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michelle.

    Pode copiar as ideias, eu só estou esperando mais pessoas divulgarem suas listas para ir roubando também, hehe.

    Eu vi esse blog, mas das coisas citadas, já li quase tudo (ou não me interessa, como os livros da Jane Austen). Se bem que "Mil e uma noites" é uma boa. D.H Lawrence e Hemingway também são opções.

    Obrigada pelo comentário e bom desafio para você também! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi! Passei pra conhecer seu blog ever sua lista para 2013! Tb vou participar, abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ligia, obrigada pelas sugestões para a minha lista.
    É que fiz com o que tinha em casa, para fazer a fila de livros andar, heheh.
    Adorei a sua, acho que vou ¨roubar¨ algumas sugestões.
    Realmente, junho é um dos piores meses. Final de semestre é uma correria.
    Bom desafio :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi querida, passei só para dar uma olhadinha no teu blog e conferir tua resenha de janeiro e aproveitar encontrar mais ideias para minha lista, ainda estou montando-a. A minha resenha ja está pronto pode ir lá e conferir. bjuss
    http://marciamsp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei a sua lista também, tem vários livros que eu gostaria de ler ou que eu já li e adorei. Antes do Baile Verde, por exemplo, acho que é meu livro favorito de contos! A máquina de fazer espanhóis também é lindíssimo! Isso só para citar esses dois. Enfim, bom desafio para você também! :)
    beijo!

    ResponderExcluir