sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O meme literário de um mês - dia 05

Resolvi participar do meme literário de um mês, do blog Happy Batatinha, mas em função das postagens raras desse blog, decidi responder várias perguntas em um só post (espero que isso não seja um problema), para não deixar o blog poluído.

Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Tenho interesse por graphic novels, mas li pouquíssimas (duas) e nos dois casos foi em função do Desafio Literário. Eu gosto bastante e me parece que os lançamentos aqui no Brasil estão cada vez mais numerosos e interessantes.
Quando a gibis, eu gosto da Turma da Mônica :B. Eu lia mangás também, tenho toda a coleção de Sakura Card Captors, mas meu preferido é Rurouni Kenshin, e atualmente eu não leio mais (só assisto animes).
Também gosto de tirinhas, sempre leio as do jornal e tenho um livro da Mafalda, um dos Peanuts e alguns do Calvin e Haroldo.

Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Na época de Harry Potter e entrei totalmente nessa onda da fantasia e passei a ler quase todas as séries de destaque. Agora eu sigo mais meu próprio estilo, eu acho.

Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Varia muito. Sou muito influenciada por recomendações na internet ou em revistas e jornais. Às vezes também pode ser algo que eu ouvi algum professor falar sobre, ou o meu pai, sei lá.
Também costumo tentar ler o máximo dos autores de que gosto, mas isso fica meio difícil às vezes, porque são vários os autores que gosto e às vezes a obra dele é muito extensa...
E às vezes escolho o livro pela combinação capa/sinopse. Se a capa me chamar a atenção e a sinopse for interessante, eu quero.

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
O último que li foi "Fagin, o judeu", para o Desafio Literário. É uma graphic novel e você pode ler minha resenha aqui.
O próximo que lerei provavelmente será outro para a faculdade, "The Book of Daniel" do E. L. Doctorow. Não sei nada sobre ele, além de que é americano e parece ser sobre política ou algo semelhante.
Agora, tirando as leituras para a faculdade e para o DL (triste pensar que tirando essas leituras, não tenho lido nada por pura e espontânea vontade), eu gostaria muito de poder ler:
Não me abandone jamais - Kazuo Ishiguro
A trama do casamento - Jeffrey Eugenides
A casa dos muitos caminhos - Diana Wynne Jones
Cloud Atlas - David Mitchell 

 Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Estou lendo dois, um no computador e um livro normal. Os dois são para a faculdade e estou com a leitura atrasada... São:
Waverley - Walter Scott: É um romance histórico (o primeiro romance histórico da história, segundo o Lukács) sobre um rapaz que vai para a Escócia durante a revolução jacobita. Ainda estou bem no começo e já posso adiantar que esse livro é um porre. Só de pensar que faltam umas 400 páginas me bate uma infelicidade.
O guarani - José de Alencar: Essa é uma releitura, porque tive que ler esse livro lá na longínqua oitava série. O Alencar tem um estilo de escrita muito... cafona, mas até que eu estou gostando de reler a obra. Perto do Waverley, O Guarani é pura diversão!






Nenhum comentário:

Postar um comentário