segunda-feira, 25 de abril de 2011

DL 2011 - A Clockwork Orange


Escolhi o livro A Clockwork Orange (Laranja Mecânica) do Anthony Burgess como meu livro principal do DL deste mês, mas acabou sendo o último que eu li porque era o único dos três que não dependia de empréstimos. Eu já tinha assistido ao filme há uns anos e me lembrava razoavelmente bem da história, por isso tinha interesse em ver como seria o livro (é razoavelmente raro eu ver um filme primeiro e só depois ler o livro; é um processo interessante e menos frustrante do que o oposto ;D).

Acho que todos conhecem a história, por isso nem escreverei sobre o enredo. Não gosto de escrever sobre o enredo, sempre fica ruim e pouco interessante e qualquer sitezinho por aí pode contar a história melhor que eu. E estou com preguiça, tanto que estou procrastinando já faz uma semana nessa resenha... Desculpem pelo desleixo, tentarei me disciplinar melhor nos próximos meses de desafio e me desafiar a escrever com mais capricho, a fazer resenhas completas e não só um punhado de impressões e digressões.

Tá. Eu gostei muito do livro, achei tão bom quanto o filme mas acabo preferindo o livro porque é um livro e eu gosto mais de ler do que de assistir a filmes (assistir a filmes me dá preguiça; leitura é bem mais fácil, você pode encaixá-la mais facilmente na sua rotina). Talvez ele não tenha me causado uma impressão tão forte quanto poderia causar por eu já ter visto o filme, mas foi ótimo mesmo assim.

No começo tive certa dificuldade com todas as gírias nadsat, mas com o tempo você pega o jeito e acaba achando tudo muito natural, horrorshow, etc. E como eu li em inglês, tive certa dificuldade com algumas palavras que eu não conhecia, tipo, eu fiquei em dúvida se aquelas eram palavras nadsat ou não xD.

Uma curiosidade: eu só descobri após ler uma resenha aqui no DL que as primeiras edições americanas não têm o último capítulo por decisão dos editores. A minha edição é uma dessas, então estranhei um pouco ver o final igual ao do filme, já que eu já tinha ouvido falar que o final do filme era diferente do livro. Dei uma fuçada na internet e li um resuminho do capítulo final e acho que os editores americanos estavam certos, o livro fica mais convincente sem o último capítulo. Mas, claro, fica difícil julgar sem ter lido...

Mudando um pouco de assunto, por enquanto esse foi meu mês preferido do DL em relação às minhas escolhas de leitura. Foram todas leituras agradáveis e apenas O Guia do Mochileiro das Galáxias não correspondeu tanto às minhas expectativas (ou correspondeu às minhas expectativas não tão positivas, não sei). Talvez ainda dê tempo de eu terminar e resenhar Feios, mas não estou gostando muito do livro e é em e-book, então nunca se sabe...

2 comentários:

  1. Olha, Laranja Mecânica, assim como 1984, sempre foi um livro que me assustou. Eu conheço a história e sei lá.. Faltou coragem. Mas como esse mês eu tomei vergonha e li 1984, quem sabe eu não tomo mais vergonha ainda e leio esse também, né?

    Ótima resenha!

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Olha, Ligia. Eu tenho preferência por resenhas que expressem o sentimento em relação ao lido. Assim mesmo tá ótimo. No mais, assim como a Karol, esse livro me assusta. Ótima participação! =D

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir