sábado, 12 de fevereiro de 2011

DL 2011 - Infância

O livro escolhido para esse mês foi "Infância" do Graciliano Ramos. Na verdade, o livro principal era "Clarice,", mas ele é grande e a preguiça também (e o interesse pelo tema não é tão grande assim). Então optei por esse livro de memórias. Não sei dizer até que ponto os acontecimentos relatados são reais e o quanto é ficção, porque o livro mistura os dois e eu não conheço o suficiente da vida do Graciliano Ramos para poder discernir.

O livro narra sobre a vida do escritor Graciliano Ramos, desde suas primeiras lembranças, aquela experiência confusa em que tudo se mistura, até o começo da adolescência. Ele é dividido em capítulos razoavelmente independentes que mostram episódios relacionados à vida na fazenda, à mudança de cidades, a seca, a criação não muito amorosa que os pais lhe deram, os personagens da fazenda e da cidade etc.

Boa parte do livro é dedicada aos primeiros contatos do jovem Graciliano Ramos com a leitura, desde o sofrido aprendizado do ABC e o sofrido contato com seus primeiros livros (com aquela linguagem arcaica, distante da língua falada) até a sua paixão pela literatura deslanchar.

Imagino que "Infância" seja mais interessante para quem conhece mais da obra do autor, porque é possível notar no livro vários temas e episódios que encontram ressonância em outros livros dele. Um dos exemplos mais evidentes é o capítulo "O inferno", em que ele pergunta para a mãe o que é o inferno, cena semelhante à que ocorre em "Vidas Secas". A mãe não fica tão sem resposta como a Sinhá Vitória, mas também não consegue saciar completamente a curiosidade do menino.

A leitura não fluiu tão bem quanto eu gostaria, talvez por causa da pouca conexão entre os capítulos e a linguagem não tão fácil, mas eu gostei do livro. Acho uma leitura fundamental para todos que gostam de Graciliano Ramos (por sinal, minha lista do DL tem três livros dele no total xD).

8 comentários:

  1. Oie,
    também estou participando do desafio literário e dei uma passadinha pra ler sua resenha.
    Bem interessante o livro que vc escolheu. Só li um livro do Graciliano, Vidas Secas, e gostei muito! Quando eu decidir ler outro dele, já sei qual será! ^^

    Beijokas e inté
    Mog

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Também só li um livro de Graciliano Ramos (e fui obrigada). Não é bem o o tipo de leitura, ou melhor dizendo, não era na época que tive que ler, e acho que acabei pegando 'trauma'... Vou refletir sobre isso, talvez, um dia quem sabe, eu queira ler algo mais dele,s rsrsrs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tomara que da proxima vez, a leitura lhe seja mais agradável. Eu, da minha parte, não curti Vida Secas...rs

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Lígia, tente ler Clarice, não sei se você gosta da autora, mas o livro é perfeito! Acabei de lê-lo para o desafio!
    Tenho esse livro Infância aqui em casa, e nunca me interessei por ler, pois confesso não sou muito fã de literatura brasileira, mas já li alguns clássicos.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço,
    Ly

    ResponderExcluir
  5. De Graciliano Ramos só li Vidas Secas, que já faz muitos anos, mas lembro que gostei bastante.

    Obrigada pela sua dica e também pela sua visita no blog.

    E boas leituras para os próximos meses de Desafio!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. De Graciliano Ramos só li Vidas Secas, que já faz muitos anos, mas lembro que gostei bastante.

    Obrigada pela sua dica e também pela sua visita no blog.

    E boas leituras para os próximos meses de Desafio!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Saber como foi o processo da formação do leitor Graciliano deve ter feito esta leitura ser muito interessante, gosto demais de conhecer a tragetória de escritores. Ótimo texto.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir