quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DL 2011 - A Órbita dos Caracóis


Antes de começar a escrever sobre o livro, eu queria avisá-los que não sou boa em escrever resenhas. A vontade de ler foi o que me fez participar do Desafio Literário, porque essa parte de escrever resenhas é uma tortura para mim. A não ser que seja para apontar os defeitos de um livro, eu não tenho muito a dizer além de "gostei" ou "não gostei", então não fiquem esperando grande coisa de mim.

Dito isso, eu estava muito ansiosa para começar logo o DL porque esse primeiro tema é o meu preferido. Como eu já li a maioria dos infanto-juvenis que me interessam, escolhi livros aos quais eu tinha acesso fácil (ou seja, os da biblioteca mais próxima). Me arrependi um pouco por não ter escolhido Holes, que eu acabei de ler hoje e gostei tanto, mas acho que eu não teria a habilidade necessária para dizer exatamente o que me encantou naquele livro.

Admito que escolhi A Órbita dos Caracóis, do Reinaldo Moraes, sem saber muito sobre o que é o livro. Eu tinha dado uma lida na contracapa, mas eu sempre leio as contracapas sem atenção e esqueço o que leio no segundo seguinte. O que me atraiu no livro foi a capa simples e simpática e o fato de ser da Cia. das Letras, que é uma editora em que confio. Na verdade o livro é mais voltado para adolescentes do que para crianças, mas eu só percebi isso quando comecei a ler.

O enredo do livro é meio maluquinho, mistura satélites com escargots e um vilão megalomaníaco. No começo nada parece fazer sentido, mas aos poucos se percebe que é tudo sincrônico e tudo vai se encaixando (ou não). E sincronia me lembra Saussure, haha.

Os protagonistas são o casal formado por Juliana, uma jovem rica, linda e inteligente (e ainda por cima um gênio da computação, tipo uma Lisbeth Salander, só que meio patricinha), e Tota, um bioquímico genial. Eles acabam envolvidos por acidente em uma trama policial rocambolesca que envolve uma queda de satélite sobre a cidade de São Paulo e, claro, eles são os únicos que podem salvar a cidade.

No começo eu estava gostando bastante do livro, mas à medida que a história se desenvolvia ela foi ficando sem-noção demais para o meu gosto e algumas coisinhas que poderiam passar batidas começaram a me incomodar. Para começar, eu não gostei da Juliana, a achei meio irritante e o modo como ela trata os outros personagens não é nada legal (principalmente a Creuzélia, a empregada doméstica, que é super simpática e bêbada, sempre pronta para um papo-cabeça com o boneco do Batman. Em troca o que é que ela recebe? Reclamações e mais reclamações da patroa! ò_ó). Outra coisa que me desagradou foi o humor meio sem graça em alguns momentos (embora algumas partes tenham sido engraçadas sim).

O que me agradou no livro foi o narrador bem humorado, a linguagem ágil e bem humorada, com algumas gírias e palavras que não sei de onde ele tirou. E o melhor, para mim, é que a história se passa em São Paulo e é ótimo poder reconhecer ruas e locais aqui e ali em um livro. Se bem que o melhor mesmo é que o Tota mora no meu bairro /o/ (até consigo visualizar mais ou menos onde seria a casa dele). É tão legal ler um livro em que parte da ação se passa a uns poucos quilômetros de casa.

Concluindo, porque por enquanto só falei abobrinhas (ou nabobrinhas!), achei o livro simpático, com umas boas sacadas, gostoso de ler e tal. Só foi um pouco viajado em certos momentos e teve um final meio inverossímil, mas vou deixar isso para lá.


Obs: Eu nunca tinha ouvido falar no autor, mas hoje mesmo topei com o nome dele no jornal. Parece que ele tem fama de escritor marginal e "maldito". Curioso...

By Xamblu

9 comentários:

  1. para quem disse que não sabe escrever resenha, você deu um show! muito bom! não conheço nem o livro nem o autor, mas sua resenha me deixou com vontade.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo que a resenha está um show! Na verdade, o que pedimos no DL é que o participante relate seus sentimentos com relação a obra. E você se saiu muito bem. E no que tange a aguçar a curiosidade do ler, você foi certeira.
    Nada de resenhas acadêmicas,combinado? =D

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também não conheço este livro e autor, mas gostei muito da resenha, bj
    lereomelhorlazer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua resenha. Você tem certeza que não saber resenhar?
    Você disse tudo de forma direta e objetiva e o que é mais importante: com o coração.
    E senti verdade em suas palavras.
    Parabéns pela escolha do livro e por apresentar um autor que eu não conhecia.
    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  5. AHuahauhau pra quem não sabe resenhar, essa vc tirou de letra....
    O livr parece mesmo bem maluco, mas bem interessante!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha 8D
    E confesso que pesquisei para descobrir quem é Saussure...

    ResponderExcluir
  7. Fico imaginando que tipo de resenha teria saído aqui se tu soubesse escrever KKKKKK adorei guria, é bem o tipo de texto que gosto, que tem o lastro da tua leitura sobre esta obra, me deixou com muita vontade de ler esse livro, vou catar por aqui, adoro história meio viagens, mas confesso que o que me ganhou mesmo foi que tem uma personagen que conversa com o Batman, fala sério eu preciso ler esse livro hehehehe
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  8. Queria não saber escrever como você! ;) Ficou otima a resenha, e estou em duvida se quero ou não ler o livro, mas coloquei na lista. Obrigada por partilhar.
    Beijocas

    ResponderExcluir