sábado, 9 de janeiro de 2021

Retrospectiva de 2020

2020 foi um ano bem ruim, mas pelo menos no quesito de leituras, filmes, séries e animes ele teve lá seus destaques.

Livros

Segundo o Goodreads, eu li 96 livros, o que é mais do que leio normalmente, mas isso inclui alguns volumes de quadrinhos e vários livros infantojuvenis que reli.

Li autores de 21 países diferentes, mas apenas 3 de países que ainda não li para meu Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros.

Numa contagem não muito precisa, a distribuição por país foi assim:

EUA: 27
Inglaterra: 15
Brasil: 8
Alemanha: 6
Japão: 4
Irlanda: 4
Nigéria: 3
Austrália: 2
Canadá: 2
Finlândia: 2
China: 1
Quirguistão: 1
Hungria: 1
Índia: 1
Polônia: 1
Filipinas: 1
França: 1
Bielorrússia: 1
Itália: 1
Israel: 1
Suíça: 1


Na hora de eleger os favoritos, tive um pouco de dificuldade. Sinto que nenhum se destacou muito. De qualquer forma, foram esses os melhores do ano:

Boa noite, Punpun - Inio Asano (releitura)
Minha irmã, a serial killer - Oyinkan Braithwaite
Na estrada Jellicoe - Melina Marchetta
Manual da faxineira - Lucia Berlin
Memórias de um urso-polar - Yoko Tawada
Canção de ninar - Leïla Slimani
Os 101 dálmatas - Dodie Smith
Uma noite, Markovitch - Ayelet Gundar-Goshen

Filmes

Quando estava pensando nos filmes que vi, não consegui pensar em grandes destaques, mas ao ver a lista com tudo a que assisti percebi que até que o ano não foi ruim nesse quesito.


Favoritos:
And then we danced
Retrato de uma jovem em chamas
Parasita
Assunto de família
Grande Hotel Budapeste
Bacurau
Sorry to Bother You
Swallow
Tom na fazenda
Mirai
Eighth Grade

Séries


Não vi tantas séries assim, tirando animes, que têm uma categoria própria. Meus destaques ficam por conta de Avatar: the last airbender, que finalmente assisti e achei muito divertido; The Untamed, que me deixou completamente viciada; e Hyori's Bed & Breakfast, um reality show relaxante e agradável.

Animes

Se nas outras categorias tive dificuldade em escolher os favoritos, aqui foi bem fácil. Vi três animes que não só me entretiveram e me emocionaram, mas que me deixaram com um gostinho de quero mais e me fizeram ir atrás dos mangás. Por coincidência, os três são de esporte/jogo, mas tirando isso são bem diferentes entre si.


Favoritos:
Sangatsu no Lion
Chihayafuru
Haikyuu!!

Menções honrosas:
Kakushigoto; Futatsu no Spica; Ima, soko ni iru boku; Haibane Renmei; Eizouken ni wa Te wo Dasu na!; Uchouten kazoku

Nenhum comentário:

Postar um comentário