sábado, 16 de janeiro de 2021

Projeto Ghibli #7: O castelo no céu

O castelo no céu

Título original: Tenkū no Shiro Rapyuta

Diretor: Hayao Miyazaki

Ano: 1986

Demorei anos, mas finalmente cheguei nos filmes oficialmente produzidos pelo Studio Ghibli aqui no meu projeto! Fiquei tempo demais empacada no Nausicaä e neste O castelo no céu, porque são filmes de que não gosto tanto assim. Imagino que a partir daqui as coisas fluam um pouco melhor (ou pelo menos é o que espero).

O castelo do céu mostra as aventuras de um menino e de uma menina que tentam proteger uma pedra mágica de um grupo de malfeitores que busca, por meio do objeto, encontrar o lendário reino de Laputa, uma ilha flutuante que abrigava uma civilização avançada.

O filme trata de alguns dos temas caros ao Miyazaki, como o conflito entre o homem e a natureza, representado pela extinta civilização de Laputa, que dominava altas tecnologias, algumas bastante perigosas. Além disso, o filme tem muitas geringonças voadoras, que são uma marca do diretor.

Uma das minhas coisas preferidas do filme, além da trilha sonora sempre excelente do Joe Hisaishi, são os cenários. A vila em que o protagonista vive, com suas casas construídas nos penhascos; as ruínas de Laputa, tomadas pela vegetação e pela água; tudo é muito bonito e ajuda a criar um senso de fascinação no espectador.

Dito isso, não considero o filme um dos melhores do estúdio. Os personagens são meio sem graça e sem muitas nuances, com exceção do grupo de piratas que inicia a história como vilão para então se tornar aliado da dupla de protagonistas e traz bastante humor para o filme. Também achei o ritmo meio arrastado, mas isso é algo que acho de 90% dos filmes, então o problema é comigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário