sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Randomicidades do mês: dezembro

 Nada como um novo ano para a gente ser produtiva e postar no blog sem atraso!


Livros

Lá da Austrália – Stella E. O. Tagnin (org.)

Coletânea de contos de autores australianos. Gostei da seleção, com uma boa variedade de temas e escritores que eu não conhecia. Nenhum conto me marcou particularmente, mas nenhum me desagradou.

Nota: 3,5

Cheio de charme – Marian Keyes

O livro alterna o ponto de vista de quatro mulheres, todas elas ligadas de alguma forma com Paddy de Courcy, um famoso, belo e carismático político. O livro é longo e demora bastante para revelar a que veio, perdendo tempo demais em bobagens, para então tratar de temas mais sérios. Eu até gostei das personagens e fiquei bem curiosa com a história, mas achei que as partes de cada mulher têm tons diferentes demais e não casam tão bem entre si, além de ter ficado bem insatisfeita com um aspecto do final.

Nota: 3,0

Piratas! – Celia Rees

Reli esse livro do qual não lembrava nada e achei meio chatinho. Ele narra as aventuras de uma jovem que fugiu de um casamento e acaba virando pirata. Ela passa por vários percalços, mas nenhum tem muito impacto, e ela como personagem é bem sem graça. O livro se prolonga em descrições e termos náuticos.

Nota: 2,75

Beauty Queens – Libba Bray

Um avião com as participantes de um concurso de beleza adolescente cai numa ilha deserta, deixando as meninas à própria sorte. Usando suas habilidades, elas fazem o possível para sobreviver, lidando com perigos naturais e operações secretas. O livro é divertido, mas o tom satírico e absurdo me cansou um pouco.

Nota: 3,0

Puxa, qual bruxa? – Eva Ibbotson

Esse era um dos meus livros preferidos da autora e, relendo, até entendo por que, mas não o achei tão fantástico assim. A história é divertida, com um concurso de magia para eleger a esposa do Grande Mago do Norte, e o fim é bem satisfatório, mas sinto que falta algo.

Nota: 3,25


Séries e animes

Dix pour cent

Série francesa sobre o cotidiano de uma agência que cuida da carreira de artistas de cinema, com todo o glamour e o estresse envolvidos. Cada episódio foca num ator/atriz diferente, e o legal é que são artistas que realmente existem, mas o triste é que não conheço a maioria. É uma série divertida e gostosa de assistir.

Nota: 3,75

O gambito da rainha

Essa série foi um sucesso inesperado e eu achei bem legal. Não gosto de xadrez, então não me empolguei muito com essa parte da história e não sou grande fã de personagens prodígio, mas achei a série bem-feita e adorei o figurino da protagonista.

Nota: 3,5

Carole & Tuesday

Em um planeta Marte futurista, duas garotas se unem para fazer música. Sem recorrer a inteligência artificial para compor, elas vão conquistando seu público com canções delicadas e apresentações despretensiosas. O anime se inicia como as músicas da dupla: ele é leve, divertido e muito gostoso de assistir. Aos poucos, no entanto, ele vai mergulhando em temas mais sérios e é aí que erra, sem conseguir casar muito bem os diferentes assuntos abordados e dando soluções simplistas para problemas complexos. As músicas se mantêm sempre boas e adorei a variedade de estilos, apesar de as minhas favoritas serem todas da Carole & Tuesday (The Loneliest Girl, Hold Me Now, Threads, Kiss Me, Mother).

Nota: 3,75

Haikyuu!!: To the top (2ª parte)

Viciada, acabei alcançando a temporada atual, que mostra um jogo importante dos meninos da Karasuno. A partida tem ótimos momentos e gostei do time rival e da evolução dos personagens. O problema é que a animação estava visivelmente pior nuns dois episódios e que acompanhar semanalmente não é tão empolgante para mim quanto maratonar, por isso achei a partida meio arrastada em alguns momentos.

Nota: 4,0

Yokohama Kaidashi Kikou: Quiet Country Café

OVA de 2003 com mais do cotidiano da android Alpha em seu café tranquilo. É tão relaxante quanto seu predecessor, e o ritmo lento às vezes me entediou, mas é bonito e calmo e agradável.

Nota: 3,75

Aria the Animation

Num planeta Marte terraformado, a cidade de Neo Venezia é uma réplica de Veneza, com seus canais e gôndolas. Lá, acompanhamos a vida de Akari, uma aprendiz de gondoleira, entre treinos com as colegas e passeios pela cidade. É um anime bem calmo e relaxante, e eu queria ter gostado mais, porque é bem o meu tipo de anime, mas não gostei tanto assim dos personagens. Ainda assim, pretendo ver as próximas temporadas.

Nota: 3,5

Ani ni tsukeru kusuri wa nai! 4

Nova temporada desse anime curtinho de humor que é bem bobo e despretensioso, mas que sempre recebo de braços abertos. Essa temporada não foi tão boa, mas teve alguns episódios bem engraçados.

Nota: 3,25

Taisou Zamurai

Esse anime tem alguns elementos que me agradam: ginástica, um atleta veterano cogitando a aposentadoria, relação pai e filha. E também tem coisas que eu não esperava, como um ninja misterioso e um pássaro falante. Ele é bem divertido, mas me deixou meio insatisfeita. Gostaria de um foco maior no esporte e senti que a história de um dos personagens não fez muito sentido.

Nota: 3,5

Alice to Zouroku

Uma menina com poderes escapa do laboratório onde era mantida e encontra abrigo com um velho e sua neta. Imaginei que esse seria mais um desses animes com um homem solitário que cria uma criança, e ele é, mas tem mais ação e poderes do que eu esperava, e não gostei muito disso. Achei os episódios de conflito com o pessoal do laboratório chatíssimos, preferindo a vidinha cotidiana dos personagens.

Nota: 2,75

Zettai Shounen

Anime que mostra o impacto de eventos sobrenaturais em duas ocasiões: numa cidadezinha do interior e em Yokohama, alguns anos depois. O ritmo é um tanto lento e os personagens não são dos mais gostáveis, mas até que gostei bastante. A primeira metade, no interior, me agradou bem mais que a segunda, tanto pelo clima mais tranquilo quanto pelos personagens menos chatos.

Nota: 3,5


Filmes

Cold meridian

Curta húngaro baseado em ASMR, com sussurros, barulhos de lavar o cabelo e outros sons suaves. É o clássico filme experimental no qual não vejo nenhum sentido, mas que pelo menos é curto.

Nota: 2,5

Tangerine

Esse filme ficou famoso por ter sido filmado com celular. A iluminação e as cores chamam a atenção e dão uma estética própria a ele. Gostei da história, que mostra uma prostituta trans que acaba de sair da prisão e vai atrás do namorado após ouvir que ele a traiu.

Nota: 3,75

Se algo acontecer... te amo

Curta animado sobre um casal que lida com a perda da filha. Gostei do estilo simples e delicado.

Nota: 3,5

Paris, Texas

Filme clássico do Wim Wenders. No início eu estava gostando bastante, mas depois de um tempo cansei e achei longo demais. Fui interrompida tantas vezes enquanto assistia que acho difícil avaliá-lo.

Nota: 3,5

Assunto de família

Gosto bastante dos filmes do Kore-eda e gostei desse também, sobre uma família que “rouba” uma criança negligenciada pelos pais. Gostei do relacionamento entre os personagens.

Nota: 4,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário