segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Relendo Harry Potter

Resolvi reler Harry Potter depois de alguns anos sem tocar nos livros e pela primeira vez na vida apreciei a minha memória ruim, pois apesar de eu lembrar da maior parte dos acontecimentos, muitos detalhes soaram quase como novos para mim. Hesitei um pouco antes de começar a releitura porque achei que os primeiros livros da série não apresentariam nenhuma novidade, considerando que já os li mais de dez vezes, mas consegui apreciá-los com novos olhos ao mesmo tempo que retomava toda a bagagem emocional que tenho com a série.

Harry Potter e a pedra filosofal


Uma coisa que gostei mais do que esperava no primeiro livro é toda a parte inicial, antes do Harry chegar em Hogwarts. Em geral não sou muito fã dessas partes, mas agora o estilo da escrita, num estilo bem livro infantil britânico, me conquistou, e gostei bastante do jeito caricato e absurdo dos Dursley (que, como alguém comentou, lembram a família de Matilda).

A parte da aventura central não me interessou tanto quanto observar cuidadosamente pistas para os próximos livros e analisar o comportamento dos personagens já com olhos para acontecimentos futuros, mas me diverti bastante lendo, como não me divertia faz tempo com uma leitura. Mesmo quando eu não estava lendo, não conseguia parar de pensar nos personagens, nas teorias etc., o que é algo que não aconteceu na minha última releitura (tanto que nem prossegui com ela depois do terceiro livro...). Acho uma façanha e tanto que um livro que já li trocentas vezes consiga me envolver tanto, nisso Harry Potter está de parabéns.

Harry Potter e a câmara secreta


Amei Gilderoy Lockhart nesse livro. Antes eu provavelmente achava ele irritante demais para gostar muito dele, mas, numa leitura mais descompromissada, não pude deixar de apreciar a comédia que ele traz para o livro. Eu não lembrava tão bem de todas as pequenas aparições de Lockhart exaltando seus incríveis conhecimentos e falhando completamente, e como ele aparece pouquíssimo no resto da série, esqueci que ele era uma presença tão marcante aqui. Acho que vou me juntar à Hermione a à sra. Weasley no fã-clube do Lockhart!

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban


Esse é o meu livro preferido (e filme também), por isso sinto que o conheço bem melhor do que os outros. Isso geralmente é bom, mas aqui foi meio ruim, porque por enquanto esse foi o livro que menos me apresentou pequenas surpresas. Como ele é um pouco mais sério que os dois anteriores, senti falta do clima mais descompromissado, apesar de ele ter alguns trechos bem divertidos.

Harry Potter e o Cálice de Fogo


Deve ser muito chato ser um espectador do Torneio Tribruxo, não? Uma prova é no lago e a outra é num labirinto com sebes altíssimas, ou seja, não deve dar para ver nada, e o livro não mostra se as pessoas assistem a tudo por algum meio mágico... Também não gostei tanto de ler sobre as provas, o que não lembro de sentir antes, achei que elas seriam mais divertidas.

Por outro lado, gosto muito da trama por trás dos acontecimentos, de todo o plano do Voldy e do Barty Jr., e de acompanhar as pistas que levam à grande revelação. (Gosto tanto do falso-Moody como professor, é uma pena pensar que ele não é o Moody verdadeiro e tudo o que gosto no Moody como personagem é em boa parte devido ao Barty Jr. se passando por ele).

Confesso que fiquei meio emocionada com o final.

Harry Potter e a Ordem da Fênix


Minhas lembranças desse livro são ofuscadas pelo Harry sendo chato, estando sempre irritado e gritando com os amigos. Nessa releitura não achei ele tão chato, talvez porque eu esteja a cada dia mais chata e sem paciência, então compreendo ele um pouco melhor (se bem que ele tem bons motivos para estar chato, enquanto eu não tenho nenhum).

Esse livro é um pouco mais arrastado que os anteriores e é um dos que eu menos gostava, mas sempre achei que apesar das partes chatas, as partes boas eram boas demais e compensavam. Dessa vez tive uma visão um pouco mais uniforme e menos de altos e baixos. Não achei a Umbridge tão detestável, talvez porque para cada momento malvado dela temos uma atitude de resistência por parte dos demais personagens, e isso é uma das minhas coisas preferidas no livro. As partes que me entediavam, como a história do Hagrid com os gigantes, não me pareceram tão chatas dessa vez. Por outro lado, não achei as minhas partes preferidas tão empolgantes quanto costumava achar.

Harry Potter e o enigma do príncipe


Esse é um dos livros em que o Harry tem uma vida escolar mais normal e, por um lado, eu aprecio isso, mas por outro, todo o drama adolescente de relacionamentos cansa um pouco, principalmente as briguinhas entre Ron e Hermione (e o relacionamento entre Harry e Ginny nunca me convenceu muito). Considerando que o Voldemort está provocando acontecimentos terríveis fora dos muros da escola, acho o livro meio anticlimático às vezes, mas entendo que ele está abrindo terreno para o último livro, que é onde as coisas realmente vão acontecer.

Harry Potter e as Relíquias da Morte


Acho que esse é o livro que menos gosto na série. A parte em que eles estão acampando sem rumo é meio arrastada e eu sinto falta do cotidiano de Hogwarts e da presença constante dos outros personagens. Acho o desfecho da série até que bem satisfatório, considerando tudo o que poderia dar de errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário