quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Randomicidades: leituras de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro

Estou atrasadíssima aqui no blog e sem muita paciência para postar, mas finalmente consegui terminar esse post gigante e acumulado.

Agosto


Tony & Susan – Austin Wright
Susan recebe um manuscrito do ex-marido para avaliar e, sem saber o que esperar, mergulha na história e nas lembranças de seu relacionamento. Eu esperava que o livro fosse mais thriller do que ele realmente é. O início do livro dentro do livro é bem empolgante. Ele tem o tempo todo uma tensão latente, mas aos poucos as coisas vão esmorecendo e a história se torna meio maçante. E eu esperava uma relação maior entre a Susan e o livro que ela lê. Fiquei o tempo todo esperando alguma revelação da parte da Susan e no final não teve nada. Sei lá, acho que não entendi bem o livro.
Nota: 3,0


Píppi nos mares do sul – Astrid Lindgren
Píppi é uma menina esperta, divertida e sapeca que vive com um cavalo e um macaco e passa os dias a se divertir com os vizinhos, Tom e Aninha. Nesse livro, que é o terceiro da série, ela e os amigos vão à ilha tropical onde seu pai é rei. É um livro leve e divertido. Gostei principalmente da esperteza da Píppi ao se livrar das confusões.
Nota: 3,5


Antologia da literatura fantástica – Borges, Casares e Ocampo (org.)
Adiei por muito tempo a leitura desse livro porque receava ficar empacada em um ou outro conto mais chatinho. Por sorte, descobri que nenhum dos contos é realmente chatinho (ok, achei o da May Sinclair meio sem graça) e quase todos são curtos, o que fez com que eu terminasse o livro em relativo pouco tempo. Achei a seleção de contos interessante, razoavelmente eclética, com autores bem conhecidos e muitos de que nunca ouvi falar. Mesmo com os autores conhecidos, a maioria dos contos me era desconhecida, o que achei ótimo. Alguns contos que se destacaram foram "Enoch Soames”, de Beerbohm; “O conto mais belo do mundo”, de Kipling; “Sredni Vashtar”, de Saki; e “Os dongue”, de Wilcock.
Nota: 3,75


Dia de domingo – Olívia Pilar
Conto fofinho mas sem muita substância. Acho que Olívia Pilar não é muito minha praia, porque sempre sinto que falta algo nos contos dela, mas não sei dizer o quê.
Nota: 2,25


Um conto de Natal – China Miéville
Conto que se passa num futuro em que tudo relacionado ao Natal foi (ainda mais) transformado em marca. Achei interessante.
Nota: 3,0


Ainda estou aqui – Marcelo Rubens Paiva
Estava curiosa para ler esse livro porque ele foca na mãe do autor, que sofre de Alzheimer, mas achei que a doença não foi tão comentada assim, deixando bastante espaço para o passado do autor e de sua família, principalmente durante a ditadura militar. É um livro interessante de se ler, mas eu esperava um pouco mais.
Nota: 3,5


A festa do século – Niccolò Ammaniti
Um ricaço organiza uma festa extravagante, cheia de celebridades e outros ricaços, que acaba saindo do que ele esperava. Achei o livro divertido com sua trama rocambolesca, mas uma ou outra coisa me incomodaram.
Nota: 3,25


Thiel, o guarda-linha – Gerhart Hauptmann
Novela sobre um funcionário da ferrovia com uma situação familiar não muito feliz. Achei interessante, porém não muito memorável.
Nota: 3,0


O cavaleiro do dragão – Cornelia Funke
Reli esse livro para dar uma limpa na estante. É sobre um dragão que, ameaçado pelos humanos e por um monstro, busca um lugar para viver. O livro é bem bonitinho, mas não chega aos pés de Coração de tinta.
Nota: 3,25

Setembro


More modern short stories – Peter J.W. Taylor (org.)
Coletânea de contos de autores variados, como Hemingway, Graham Greene e, meu favorito, Roald Dahl. Gostei da seleção, são contos bastante agradáveis, em geral.
Nota: 3,25


A mãe de todas as perguntas – Rebecca Solnit
Livro com ensaios sobre o feminismo. Não é o tipo de coisa que costumo ler, e estava com medo de achar maçante demais, mas os textos são bastante simples e leves, o que foi bom para mim, mas provavelmente não é bom para quem busca uma leitura mais aprofundada sobre o tema.
Nota: 3,25


Corda bamba – Lygia Bojunga Nunes
Outra releitura para limpar a estante. Nesse livro, uma menina perde os pais, que trabalhavam no circo e caíram da corda bamba, e vai morar com a avó, que quer apagar todos os vestígios da vida antiga da menina. Gostei do estilo poético e das cenas das aulas desconfortáveis que a personagem tem que aturar.
Nota: 3,5


Mrs. Packletide’s tiger – Saki
Reunião de contos desse autor que tem um humor que me agrada muito. Eu já conhecia alguns dos contos daqui, mas outros foram uma boa surpresa. Como é uma edição para estudantes de inglês, os contos são adaptados, mas não senti muita diferença no texto (não que eu tenha cotejado versões nem nada do tipo, é só que, se não soubesse que o texto é adaptado, nem teria percebido).
Nota: 3,5


Too much happiness – Alice Munro
Acho que esse é o terceiro livro de contos da Alice Munro que leio. Os contos são muito bons e não tenho muito a dizer além disso.
Nota: 3,5


Um amor incômodo – Elena Ferrante
Gosto muito dos livros da Elena Ferrante, mas dos que li até agora, nenhum conseguiu me conquistar tanto quanto a tetralogia. Fico esperando que algum recupere aquela magia, mas em geral não consigo me interessar tanto pelos personagens e fico vendo ecos da tetralogia aqui e ali. Ainda assim, foi uma boa leitura.
Nota: 3,25


Viver – Yu Hua
Esse livro é triste. O protagonista e sua família passam por sofrimentos, fome e perdas que não acabam. Foi uma leitura bastante envolvente e emocionante.
Nota: 4,0

Outubro


The host – Stephenie Meyer
Não tinha grandes expectativas em relação a esse livro porque, né, é a autora de Crepúsculo. Mas até que acabei gostando. O cenário é interessante, com uma Terra invadida por criaturas que parasitam os corpos humanos, assim como a situação da protagonista, uma alienígena cujo corpo humano parasitado resiste a ela, permanecendo consciente. O triângulo amoroso em alguns aspectos me lembrou Crepúsculo, mas no geral achei os personagens mais interessantes e a história bem mais envolvente.
Nota: 3,75


Garota encontra garoto – Ali Smith
Esse livro é livremente baseado no mito de Ifis, uma jovem criada como menino. É um livro bem curtinho e, sinceramente, nada marcante, tanto que nem sei o que comentar aqui.
Nota: 2,75


As coisas que perdemos no fogo – Mariana Enríquez
Livro de contos com um pé no terror. Nenhum dos contos foi aquela coisa incrível, mas no geral gostei de todos.
Nota: 3,75


Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos – Ana Paula Maia
Duas novelas, uma sobre um abatedor de porcos e uma sobre um lixeiro. Gostei do estilo, gostei da crueza. Quero ler mais livros da autora.
Nota: 4,0


Um carretel de linha azul – Anne Tyler
História sobre uma família aparentemente normal que esconde muitos problemas. Gostei bastante de algumas partes, mas não tanto de outras. É um livro meio arrastado e sem muito foco.
Nota: 3,0


Beautiful on the outside – Adam Rippon
Livro de memórias do patinador Adam Rippon, que se tornou meio que celebridade após a Olimpíada de 2018. Gostei particularmente de saber mais sobre o início/meio de carreira dele, porque muitas vezes os fãs não sabem detalhes das dificuldades pelas quais os atletas passam, coisas como dinheiro, alimentação, problemas familiares. Também, óbvio, gostei de todas as referências a outros patinadores, técnicos etc. Antes de ler, tinha medo de não gostar da voz narrativa e começar a achar o Adam mais chato por causa disso, mas no fim isso não me incomodou.
Nota: 3,5

Novembro


Othello – William Shakespeare
Já tinha lido esse livro para a faculdade faz uns anos, mas a gente lia em classe e eu nunca conseguia prestar atenção. Acho a história dessa peça bem interessante, mas Shakespeare não é a minha praia.
Nota: 3,0


Nossa senhora do Nilo – Scholastique Mukasonga
Gostei muito do outro livro da autora que li, A mulher de pés descalços, mas gostei menos desse, que achei que gostaria mais por se passar numa escola. O livro acompanha alunas diferentes da escola e mostra o conflito entre hutus e tutsis que ia crescendo na época. Não gostei muito da estrutura mais fragmentada e não me interessei muito por algumas personagens.
Nota: 3,0


Harry Potter e a pedra filosofal – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 5,0


Harry Potter e a câmara secreta – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 5,0


As mães – Brit Bennett
O livro mostra uma jovem que engravida do namorado e aborta. Com o tempo, ela e outros personagens envolvidos passam a se questionar sobre essa escolha e sobre o relacionamento que ela tinha com o namorado. Eu queria gostar mais desse livro, mas não consegui me identificar muito com os conflitos e reflexões dos personagens.
Nota: 3,0


Harry Potter and the prisoner of Azkaban – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 5,0

Dezembro


Harry Potter e o Cálice de Fogo – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 5,0


Harry Potter and the Order of the Phoenix – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 4,75


Fim – Fernanda Torres
O livro narra o fim da vida de cinco amigos. Os personagens são bastante detestáveis e não vi grandes diferenças entre um e outro, o que foi uma barreira para eu entrar na história. Gostei da estrutura narrativa. Provavelmente eu teria apreciado a leitura mais se não a tivesse feito no meio dos Harry Potters, porque é difícil passar de um livro com o qual eu me importo muito para outro com o qual tenho dificuldade de me importar.
Nota: 3,0


Harry Potter and the Half-Blood Prince – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 4,5


Lígia – Victor Heringer
Conto com o meu nome, então é óbvio que eu tinha que ler. É um conto relativamente curto, mas o arquivo no Kindle era maior, então terminei a história achando que aquele não era o fim e com sensação de incompletude.
Nota: 3,0


Fragmentos do horror – Junji Ito
Faz tempo que quero ler algo do Junji Ito. Eu tinha altas expectativas, mas por outro lado estava com um pé atrás, porque terror é algo que nem sempre funciona para mim. Achei várias das histórias bem interessantes, apesar de nenhuma ter dado medo.
Nota: 3,5


Harry Potter and the Deathly Hallows – J.K. Rowling
Vou comentar em um post separado, junto com todos os outros da série.
Nota: 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário