terça-feira, 9 de março de 2021

Projeto Ghibli #8: Túmulo dos vagalumes e Meu amigo Totoro

Decidi escrever um só post para os dois filmes, que foram lançados juntos. Em seu lançamento, eles foram exibidos na mesma seção, o que é algo curioso, já que Totoro é um dos filmes mais fofos e leves do estúdio, enquanto Túmulo dos vagalumes é um dos mais trágicos.

Ouvi falar que as expectativas eram que Túmulo dos vagalumes fosse o mais bem-sucedido dos dois, o que não aconteceu. Hoje é estranho pensar nisso, porque por mais impactante que Túmulo dos vagalumes seja, ele é bem menos conhecido que Totoro, que se tornou um dos clássicos mais famosos do Ghibli.

Túmulo dos vagalumes

Diretor: Isao Takahata

Ano: 1988

O filme mostra os percalços de dois irmãos durante a Segunda Guerra Mundial. Com o pai, militar, lutando no exterior e a mãe morta após um bombardeio, as crianças passam a viver por conta própria, tentando sobreviver em meio ao caos.

Túmulo dos vagalumes não poupa os espectadores dos horrores da guerra: há morte, fome e destruição por todos os lados. Mas também há momentos bonitos, como quando os irmãos caçam vagalumes para iluminar sua moradia improvisada, pequenas cenas do cotidiano que ganham força com a direção excelente do Takahata e a arte sempre incrível do Ghibli.

Meu amigo Totoro

Diretor: Hayao Miyazaki

Ano: 1988

Lembro que na primeira vez que vi Totoro, quando adolescente, não gostei muito, provavelmente porque achei o filme bobo. Hoje, aprecio bem mais esse tipo de bobo.

É um filme simples em questão de trama e só apresenta um conflito maior nos vinte minutos finais. O resto do filme se ocupa em mostra as duas irmãs explorando a casa nova e conhecendo as criaturas mágicas do local, e é tudo muito fofo e encantador. A forma como os personagens se movem e suas expressões faciais são cheios de vida, os cenários do interior do Japão são de encher os olhos e a atenção aos detalhes transforma algo simples em puro charme.

Ainda estou no começo do meu projeto e tenho muitos filmes pela frente, mas Tototo provavelmente vai continuar entre os meus favoritos do Studio Ghibli!

2 comentários:

  1. Oi, Lígia! É um prazer meu poder ler opiniões sobre coisas nerds na internet, como aqui! ^_^

    Ah, eu gosto dos dois filmes, obviamente. Estúdio Ghibli! Faz tempo que não vejo esses filmes; seria legal eu tentar um projeto para revê-los, também.

    Eu gosto muito de Túmulo dos Vagalumes (do Takahata, em geral). Quando vi pela primeira vez, esperava um filme de guerra; mas o foco do filme é no sentimento de culpa de um irmão em relação à irmã. Talvez por isso eu - apesar de chorar muito em filmes - não chorei aqui. Me deixou pensativo.

    Amo Totoro, também. Vi há alguns anos Totoro com meu sobrinho (de sete anos na época, acho); ele se divertiu e se emocionou com o medo das crianças de perder a mãe. Filme lindo, que acho que consegue alcançar e emocionar tanto crianças quanto adultos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monsair! Obrigada pelo comentário. :)

      Rever os filmes do Ghibli está sendo uma ótima experiência. Acho que você também devia tentar!

      Acho que Túmulo dos vagalumes também me deixa mais pensativa do que emocionada (embora eu tenha lacrimejado um pouquinho).

      Excluir