Fiz há alguns anos uma lista com meus livros de infância preferidos. Como adoro listas, resolvi criar agora uma com livros infantis (considerei aqui alguns livros bem infantis e vários "middle-grade") de que gosto muito e que li nesses últimos anos. Já falei de muitos deles aqui no blog, mas não custa nada falar de novo.
Marcelino Pedregulho - Sempé
Com pouco texto e muitas ilustrações, o livro contra a história de um menino que enrubesce sem motivo, o que o leva a se afastar dos outros. Até que ele conhece um menino que espirra sem motivo, e uma grande amizade surge entre os dois. Singelo, delicado e encantador, esse é o tipo de livro que acalenta a alma.
Luna Clara & Apolo Onze - Adriana Falcão
Esse livro tem um jeitão de história tradicional que muito me agrada, com jornadas, coincidências, desencontros e acontecimentos misteriosos. Eu nunca tinha lido nada da autora e adorei a sua escrita. Como eu disse no meu comentário sobre ele, é o tipo de livro que eu gostaria de ter escrito.
As irmãs Penderwick - Jeanne Birdsall
Esse livro foi uma grata surpresa. Não esperava muito dele, mas ele me encantou com o clima nostálgico e as personagens divertidas. É um livro bastante leve e gostoso de ler. Resenhei aqui.
Winnie Puff - A. A. Milne
Depois de muito acompanhar as aventuras de Puff, Leitão, Chistopher Robin e cia. pelos desenhos da Disney, ler a obra original é pura nostalgia. Os personagens são encantadores em sua ingenuidade, as histórias são muito divertidas e o Puff cria os melhores versinhos.
Sombra - Suzy Lee
Li a "trilogia da margem", composta por Sombra, Onda e Espelho, da Suzy Lee para uma disciplina da faculdade, e ler esses livros foi certamente a melhor coisa da matéria. Em Sombra, talvez meu preferido entre eles, a autora brinca com a divisão da encadernação entre as duas páginas do livro para criar dois universos, o real e o imaginário, criado pelas sombras e pela imaginação da personagem.
Os pequeninos Borrowers - Mary Norton
Esse calhamaço reúne seis histórias sobre uma família de Borrowers, pequenas criaturas humanoides que vivem nas moradias humanas, pegando "emprestado" tudo o que necessitam para sobreviver. Gosto do universo que a autora criou e de seu estilo de escrita. Resenhei aqui.
Buracos - Louis Sachar
Nesse livro, o protagonista é condenado a frequentar um reformatório esquisito onde ele e os outros meninos são obrigados a ficar cavando buracos para "fortalecer o caráter". A essa história se misturam eventos misteriosos do passado. A sinopse não é tão interessante, mas o ponto forte do livro é a trama bem bolada, em que nada está lá à toa, e os acontecimentos surpreendentes.
Um barril de risadas, um vale de lágrimas - Jules Feiffer
Livro que brinca com elementos de contos de fadas e tem um narrador muito divertido. Me fez virar fã do autor!
A história de Despereaux - Kate DiCamillo
Outro livro com elementos de contos de fadas. Temos um ratinho valente que se apaixona por uma princesa e um rato que vive no escuro e decide ajudar uma criada tristonha.
Andar duas luas - Sharon Creech
Um dos meus livros preferidos da vida! Aqui, uma menina viaja de carro com os avós em busca da mãe. Durante a viagem, ela conta para eles a história de sua amiga Phoebe e o sujeito estranho que aparece na sua porta. O livro é divertido em alguns momentos e realmente triste, de cortar o coração e soluçar como um bebê em outros.
E você? Também tem livros infantis pelos quais se apaixonou quando já estava bem longe da infância?
Esses livros <3 (os que eu li, claro. E Sombra não estaria na minha lista, mas ainda assim: esses livros <3).
ResponderExcluir(era para ser um comentário solto, mas eu meio que respondi sua pergunta, hihihi)
Livros infantis são os melhores <3
Excluir