segunda-feira, 27 de junho de 2022

Post de conclusão do Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros

Depois de um pouco mais de nove anos, concluí o meu desafio Volta ao Mundo em 80 Livros! Foi um processo nada uniforme, que teve muitos altos e baixos. Iniciei animada, comentando a maioria das leituras aqui no blog, mas aos poucos fui cansando de escrever sobre o que lia e agora quase nunca posto nada aqui. Mesmo assim, continuei com o desafio a passos lentos; às vezes passava um longo tempo sem ler nada de algum país novo, para então correr atrás do atraso.

Como a meta de 80 não é algo tão absurdo e eu estava disposta a ler livros em qualquer formato que encontrasse, escolher as leituras não foi tão difícil assim. Pretendo continuar o projeto casualmente, registrando os livros lidos de países novos e quem sabe um dia terei lido livros de todos os países do mundo.

A lista completa dos livros que li, assim como o mapa com os países lidos e as regras do desafio, pode ser vista aqui.


Número de livros lidos por continente:

15 da África (de 54 países existentes, o que significa que li 27,8% dos países do continente)

3 da América do Norte (de 3 países: 100%)

6 da América Central (de 20 países: 30%)

10 da América do Sul (de 12 países: 83,3%)

16 da Ásia (de 50 países: 32%)

28 da Europa (de 50 países: 56%)

2 da Oceania (de 14 países: 14,3%)


Alguns dos meus livros preferidos do desafio: Germinal (França), Os ratos (Brasil), Crônicas de um vendedor de sangue (China), Diário da guerra do porco (Argentina), A guerra das salamandras (República Tcheca), Queijo (Bélgica), Hibisco roxo (Nigéria), Os Moomins e o chapéu do mago (Finlândia), Jamilia (Quirguistão), The Dead Lake (Uzbequistão), The Blue Sky (Mongólia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário