Memórias de ontem
Título original: Omoide Poroporo (おもひでぽろぽろ)
Diretor: Isao Takahata
Ano: 1991
Uma mulher na casa dos vinte e tantos anos vai passar as férias no campo, trabalhando com parentes numa plantação. Apesar de nascida e criada em Tóquio, ela se sente em casa no interior, que lhe desperta uma sensação de nostalgia e a faz mergulhar nas lembranças de quando ela tinha dez anos. O filme intercala cenas do presente e do passado, mostrando a visão da personagem adulta sobre sua versão criança e como ela se tornou quem é.
Eu tinha altas expectativas em relação a esse filme, que parecia ter vários elementos que me agradam: um estilo mais pé no chão, a vida no campo, memórias da infância... E eu gostei bastante do filme, mas confesso que esperava gostar mais.
Gostei bastante das lembranças infantis, com acontecimentos banais que acabam sendo marcantes: a viagem para fontes termais, uma peça escolar, a primeira vez que experimentou abacaxi, as conversas sobre menstruação, a dificuldade em estudar frações. O filme retrata bem a empolgação de ser criança, mas também a frustração e a insegurança. Tive mais dificuldade em me conectar com a personagem adulta e sua estadia no campo.
O filme é muito bonito, com suas paisagens rurais e a coloração mais esmaecida para as lembranças do passado. Por ele ter um ritmo mais lento, senti que ele se arrasta um pouquinho perto do final, mas isso não chega a ser um grande problema.
No geral, é um ótimo filme. Eu só queria que ele ressoasse mais em mim do que ressoou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário