segunda-feira, 27 de maio de 2019

Randomicidades do mês: abril

Já estamos quase em junho, mas as randomicidades são de abril. :P

Livros lidos


A fórmula preferida do professor – Yoko Ogawa
O livro mostra a amizade inusitada entre um ex-professor de matemática com problemas de memória, sua empregada e o filho dela. Como não sou muito fã de matemática, imaginei que alguns trechos mais focados em números seriam meio chatinhos, e estava certa. No entanto, a matemática não ocupa tanto espaço assim na narrativa, então não cheguei a ficar muito entediada.
Nota: 3,25


Junie B. Jones e uma pequena macaquice – Barbara Park
Segundo livro da série. Nele, Junie B. Jones ganha um irmãozinho, e um pequeno desentendimento a leva a acreditar que o bebê é muito diferente dos outros bebês. O livro é divertidinho.
Nota: 3


The Raven Boys – Maggie Stiefvater
Ouvi falar muito bem dessa série, mas tinha receio de não gostar. Esse primeiro livro é uma boa introdução ao universo mágico e aos personagens, mostrando a busca de um grupo de amigos por um rei lendário que supostamente está adormecido em um túmulo e que concede um desejo a quem o despertar. Agora que já terminei a série, é curioso pensar em como comecei meio indiferente aos personagens e acabei mudando de opinião em relação a alguns de quem não gostava (Ronan) e me apegando fortemente a outros (Adam).
Nota: 3,25


Disque fantasma – Eva Ibbotson
Mais uma releitura de um livro da infância. Nele, uma agência que busca lares para fantasmas desabrigados faz uma confusão e manda os fantasmas errados para um castelo, provocando grandes confusões. No passado, eu gostava bastante desse livro; hoje, achei simpático, mas não muito marcante.
Nota: 3,25


Homens sem mulheres – Haruki Murakami
O livro reúne sete contos do autor sobre relacionamentos amorosos e solidão. Não sou tão fã do Murakami assim (gosto muito de Norwegian Wood, primeiro livro que li dele, mas não gostei tanto dos outros) e no geral os contos ficaram dentro das minhas expectativas não muito altas. Provavelmente meu preferido foi “Samsa apaixonado” sobre um inseto que acorda e se descobre humano.
Nota: 3


A assombração de Hiram – Eva Ibbotson
Outro livro de infância. É um pouco parecido com Disque fantasma por ser protagonizado por fantasmas e também envolver uma mudança de lar, por isso não foi uma boa ideia ler os dois em um curto intervalo de tempo.
Nota: 2,75


The Dream Thieves – Maggie Stiefvater
Nesse livro, o foco é Ronan, o garoto rebelde que eu odiei no primeiro livro e comecei a compreender neste. Achei a história desse volume um pouco mais interessante, um pouco mais urgente, ou talvez tenha achado isso porque estava mais apegada aos personagens.
Nota: 3,25

Animes e séries


Rokuhoudou Yotsuiro Biyori
Tenho um fraco por animes tranquilinhos que se passam em um restaurante/envolvem comida. Consequentemente, adorei esse aqui, que mostra o dia-a-dia de um grupo de quatro amigos que trabalham em um café em estilo tradicional japonês, com foco também em alguns clientes habituais. As comidas e bebidas parecem deliciosas, os personagens são divertidos e têm uma boa química e o clima é relaxante.
Nota: 4


Yama no Susume (2ª temporada)
Anime sobre garotas fofinhas que gostam de montanhismo. Na primeira temporada, os episódios eram curtíssimos, enquanto nessa eles passam a ter uns 12 minutos, o que significa que dá para desenvolver melhor os personagens e criar situações mais complexas, com montanhas mais desafiadoras. O anime é muito gostosinho de assistir e me deu vontade de fazer trilhas, subir montanhas e ficar em contato com a natureza.
Nota: 4


Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
Subaru é um escritor que não gosta de pessoas. Ao encontrar uma gata, ele se inspira a escrever um livro protagonizado pelo animal e decide cuidar dela. Entre confusões de dono novato e momentos de diversão, ele acaba se apegando ao bichinho e se abrindo mais às pessoas ao seu redor. O anime é fofo, mas às vezes eu achei meio sentimental demais.
Nota: 3,5


Ainori Love Van: Asia (2ª temporada)
Nesse reality show um grupo de homens e mulheres viaja pela Ásia em busca de romance. Gostei da seleção de países dessa temporada, com mais lugares da Ásia Central, que não conheço muito bem. Não gostei do excesso de foco em uma participante barraqueira que agrediu colegas e vivia causando drama. Eu gostava dela na primeira temporada, mas aqui ela passou dos limites.
Nota: 3,5 


ACCA: 13-ku Kansatsu-ka
Achei esse anime um tanto inusitado. É uma trama política protagonizada por um funcionário de um órgão de inspeção que viaja pelo país para investigar os boatos sobre um golpe de estado. A narrativa é lenta e sutil no início, mas vai te prendendo aos poucos com pequenas dicas do que está para acontecer, e a arte e a música são ótimas, muito estilosas.
Nota: 4


Bakuman (3ª temporada)
Última temporada sobre a dupla de mangakas que luta pelo sonho de viver de mangás e ter uma de suas obras transformada em anime. Quando comecei a assistir o anime, não tinha muitas expectativas, mas ele acabou se revelando muito mais divertido e viciante do que eu esperava. Não sou muito fã da premissa básica da obra e de um dos protagonistas, mas os coadjuvantes carismáticos e o clima empolgante que o anime cria compensam.
Nota: 4


Magic Knight Rayearth (1ª temporada)
Tenho uma leve lembrança de ver esse anime na infância, mas não tenho certeza se vi mesmo. Nada nele me despertou a memória (embora eu já tenha lido o mangá, então se algo soou familiar, provavelmente é por causa disso). O desenho mostra a aventura de três garotas transportadas para um reino mágico, onde recebem poderes e a missão de salvar a princesa. A história é interessante, mas achei o ritmo irregular e alguns momentos cômicos exagerados. Os personagens poderiam ser mais bem construídos.
Nota: 2,5

Especiais, curtas etc.


Toshi wo Totta Wani
Um crocodilo muito velho não consegue mais caçar, o que o leva a devorar seu neto. Banido pela família, ele vaga até encontrar um polvo, de quem se torna amigo, porém ele se sente tentado a devorar os tentáculos apetitosos do polvo. Achei esse curta meio estranho, não entendi muito bem o que ele quer dizer. Gostei da arte.
Nota: 3


Yama no Susume – Omoide Present
O especial apresenta dois episódios: um sobre a Kokona passeando pela cidade e um sobre Hinata e Aoi relembrando um evento de suas infâncias. O especial mantém o clima relaxante da série, mas as histórias mostradas não são das mais marcantes.
Nota: 3,25

Filmes


Kokoro ga Sakebitagatterunda.
Após uma experiência traumática, uma menina não consegue mais falar. Para o desespero dela, o professor a seleciona para organizar o musical da escola. Ao lado de colegas com quem ela logo fará amizade, ela vai lutar para conseguir mostrar sua voz interior. Esse filme me surpreendeu bastante com seus toques de conto de fadas na narração e com as canções do musical. Adorei a versão de Somewhere Over the Rainbow misturada com a Sonata Patética de Beethoven. Apesar de forçar no melodrama em alguns momentos, a história e os personagens me agradaram muito.
Nota: 4


Frances Ha
Frances é uma jovem de vinte e tantos anos que aproveita a sua juventude em Nova York e quer viver ao máximo ao mesmo tempo não sabe muito bem o que fazer da vida. Não gostei muito da personagem, confesso que a achei irritante. Talvez o filme não seja para mim.
Nota: 3


Mahou Shoujo Madoka Magica: Hajimari no Monogatari
Não tenho muito a falar sobre esse e o próximo filme porque eles basicamente são versões em longa-metragem do anime para TV. A qualidade da animação é melhor, mas não noto muito isso, e há alguns cortes e adições, mas nada que mude muito. Tinha medo de que fosse parecer uma versão resumida da série, mas até que ficou coeso.
Nota: 3,5


Mahou Shoujo Madoka Magica: Eien no Monogatari
Como eu lembrava razoavelmente bem da história, as revelações não foram tão impactantes quanto da primeira vez, o que fez o filme ficar meio sem graça. Mas claro que isso não é culpa do filme, e sim de eu já ter visto o anime.
Nota: 3,5


Birdman
Um ator em decadência que no passado estrelou um grande filme de herói tenta emplacar na Broadway, mas sua insegurança e o relacionamento conturbado com os colegas o atrapalham. Faz tempo que eu queria ver esse filme, mas sempre ficava com preguiça.
Nota: 3,75

Nenhum comentário:

Postar um comentário