O blog está meio abandonado, mas mesmo assim resolvi participar do Desafio Literário 2011. Eu já tinha participado do desafio passado passivamente (ou seja, fiz minha listinha e tentei segui-la, mas não estava a fim de escrever resenhas, então não me inscrevi. E no final acabei nem lendo os livros que eu planejara…).
Esse ano estou mais animada em relação ao Desafio. Não gostei de vários temas, mas no final achei alguns livros que me interessaram. Só espero não desistir no meio (típico).
Minhas lista:
Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.
A Órbita dos Caracóis - Reinaldo Moraes
Reserva: A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga Nunes
Reserva: As Aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi
Um dos meus temas preferidos e um dos poucos que teve mais que os três candidatos da lista. Estou bem satisfeita com as minhas escolhas e ansiosa para que janeiro chegue logo.
Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?
Clarice, - Benjamin Moser
Reserva: Infância - Graciliano Ramos
Reserva: Memórias do Cárcere - Graciliano Ramos
Foi um dos temas que mais me deu dor de cabeça, porque as únicas biografias que já li foram dos Beatles e, mesmo eu sendo fã, elas não foram as leituras mais agradáveis do mundo. Mas lembrei de última hora que o Graciliano Ramos tem esses livros auto-biográficos. ;)
Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!
Dom Quixote - Miguel de Cervantes Reserva: A Pedra do Reino – Ariano Suassuna Reserva: O Arquipélago, vol.1 – Erico Verissimo
Outro tema que me deu dor de cabeça. Eu estou com vontade de ler Dom Quixote faz tempo, então essa é a minha oportunidade, mas quanto aos reservas… bem, admito que não estou com muita vontade de lê-los e acho que Dom Quixote já é leitura suficiente para o mês inteiro. Se sobrar tempo eu leio O Arquipélago (fiz uma promessa de ler a trilogia O Tempo e o Vento nas férias de 2009, mas só li o primeiro volume. Pretendo ler o segundo volume nas próximas férias, então só restarão os dois volumes de O Arquipélago).
Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?
A Clockwork Orange - Anthony Burgess
Reserva: O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick Reserva: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Não é dos meus temas preferidos, embora eu adore distopias. O problema aí é que eu já li todas as mais famosas, então não sobraram muitas opções. Até que eu fui pesquisar e descobri esse livro do Philip K. Dick que parece ser muito interessante. Fiquei em dúvida entre manter esses dois reservas (A Clockwork Orange tinha que ficar, estou querendo ler faz tempo) ou trocar algum por The Time Machine, do H. G. Wells, mas vai assim mesmo.
Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?
Corações Sujos - Fernando Morais
Reserva: In Cold Blood - Truman Capote Reserva: O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad
Outro tema que não me agradou muito (nossa, falando assim parece que não gostei de nenhum tema :P). Mas, dando uma olhada, Corações Sujos parece ser interessante.
Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.
Seis personagens à procura de um autor - Luigi Pirandello
Reserva: Pigmaleão - Bernard Shaw Reserva: Escola de Mulheres - Molière
Quero ler essa peça do Pirandello desde que li O Falecido Mattia Pascal, mas acho que vou ter dificuldade em encontrá-la na biblioteca da faculdade (dei uma olhada rápida e só achei versões em italiano. E eu não falo italiano). Já Pigmaleão vive sendo citada pelos meus professores, então achei o Desafio uma boa oportunidade para lê-la. Quanto a Escola de Mulheres, só escolhi essa peça porque minha irmã vai ler, então é bom para trocar opiniões depois (eu estava sem ideias, tá?).
Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.
O Véu – Willian Nascimento
Reserva: Se eu fechar os olhos agora - Edney Silvestre Reserva: Ovelhas que voam se perdem no céu – Daniel Pallizzari
“O Véu” é um desses livros cujo autor tem Skoob e fica fazendo propaganda na sua página. No começo eu achava legal conhecer escritores por esse meio, depois passei a ignorar as mensagens que eu recebo. Admito, olho com certa desconfiança para esses autores, mas estou curiosa para ler o livro. Espero que minha desconfiança seja infundada.
O Edney Silvestre não está exatamente no anonimato, afinal ele venceu o Jabuti e tal (eu acho), mas ele não deixa de ser um novo autor e pelo menos eu nunca tinha ouvido falar dele antes.
E esse “Ovelhas que voam etc.” foi escolhido, mais uma vez, porque minha irmã vai ler (sou preguiçosa demais para ficar procurando livro na internet). A capa é bonita :D.
Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.
A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector
Reserva: S. Bernardo - Graciliano Ramos
Reserva: As meninas - Lygia Fagundes Telles
Adoro clássicos brasileiros e infelizmente (em geral) só li as obras mais importantes dos autores mais conhecidos mesmo. Escolhi “A Paixão Segundo G.H.” porque toda essa coisa da barata sempre me causou curiosidade. Não sei se Lygia Fagundes Telles pode ser considerada clássico (ela ainda está viva, não?), mas eu queria ler algo dela…
Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!
Paulicéia Desvairada - Mário de Andrade
Reserva: Memórias Sentimentais de João Miramar - Oswald de Andrade Reserva: Os 13 do Orkut - Henderson Claiton Bariani
Quando eu penso em escritores paulistanos penso logo em Mário e Oswald. Para mim são eles quem melhor refletem São Paulo, comoção da minha vida. O problema é que do Mário eu já li a maior parte da ficção em prosa, então escolhi um livro de poesia. Já vou avisando que não sou muito fã de poesia. E ler Oswald também vai ser complicado, já tentei ler Memórias Sentimentais e não passei das primeiras páginas, é uma obra confusa. Para completar escolhi “Os 13 do Orkut”, mais uma descoberta da minha irmã. Parece ser interessante e tem um tema pouco usual na literatura. :P
Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?
Absalão, Absalão - William Faulkner
Reserva: O País das Neves - Yasunari Kawabata
Reserva: Mara and Dann - Doris Lessing
Meu tema preferido, tanto que eu não saí muito da minha zona de conforto. Faulkner é meu escritor “sério” preferido (com “sério” eu quero dizer fora do meu mundinho infanto-juvenil), e embora muitas vezes eu não tenha cabeça para entendê-lo, suas obras são do tipo que conseguem me tocar mesmo quando eu não entendo. Kawabata também é um escritor que já li, eu estava querendo ler O País das Neves faz tempo. Já Doris Lessing é novidade para mim, tem uns dois ou três livros dela aqui e resolvi ler para ver como é.
Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.
O Tradutor Cleptomaníaco - Dezsö Kostolányi
Reserva: O Beijo e outras histórias - Anton Tchekhov
Reserva: Contos - Katherine Mansfield
Adoro contos e, infelizmente, só consegui aprender a apreciá-los na faculdade. Já faz um ano que quero ler O Tradutor Cleptomaníaco, mas está esgotado e eu não acho para comprar (da última vez que eu vi, o mais barato estava 60 reais no Estante Virtual, não estou disposta a pagar tudo isso), então espero que um milagre ocorra e eu tenha acesso a esse livro tão cobiçado (e também espero que, depois de toda essa expectativa, ele não acabe sendo uma decepção).
Já li dois livros de contos do Tchekhov e gosto muito do estilo dele. Digo o mesmo da Katherine Mansfield (embora dela eu só tenha lido dois contos e não dois livros).
Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de dezembro de 2011 será uma surpresa para todos).
Nada aqui :P
É isso. Agora é só esperar por 2011.
By Xamblu